como quebrar ovos

Como quebrar ovos? Descubra se você está fazendo do jeito certo

Saber como quebrar ovos é quase uma arte, que exige técnica e conhecer alguns segredos. Além disso, esse é um segredo que muitos querem saber, já que o ovo é um alimento muito presente em nossa rotina, seja para fazer uma receita, seja incorporando ovos cozidos ou fritos aos pratos, o ingrediente faz parte da alimentação do brasileiro.

A grande maioria das formas de consumo exige que ele seja tirado da casca. No entanto, muitas pessoas não sabem como quebrar ovos ou descascar da forma correta e, por isso, partes da casca acabam caindo nas receitas ou o próprio alimento cozido fica grudado.

Se você passa por essa experiência, fique tranquilo. Reunimos algumas dicas valiosas que vão ajudar você a quebrar ovos com perfeição e arrasar na apresentação dos pratos. Acompanhe!

Dicas para quebrar a casca de ovos crus

Quem nunca passou pela experiência de ter que caçar algumas casquinhas em meio à clara de ovos que atire a primeira pedra. Seja fazendo um bolo, seja cozinhando uma omelete, ou seguindo qualquer receita com ovos, retirar os pedacinhos inconvenientes exige paciência. Para evitar essa situação, veja como quebrar ovos crus de maneira prática.

Quebre com uma faca

Nossa primeira dica é muito simples. Basta utilizar as costas da faca para provocar uma rachadura no ovo. Ela será o ponto de partida para a abertura do ingrediente. Aplique uma pressão com o dedão das duas mãos em cada lado e abra o seu ovo.

Saiba como quebrar ovos com uma mão só

Já viu diversos chefs de cozinha, aspirantes a chef e personagens de filmes ou séries de TV quebrando ovos com apenas uma mão? Gostaria de aprender a técnica? Chegou a hora!

A primeira coisa que você precisa saber antes de conseguir quebrar ovos com uma mão só é que a prática exige treinamento. Por isso, você pode começar praticando com bolinhas de pingue-pongue, segurando as duas na palma da mão.

Treinando

Insira uma pequena moeda entre as duas bolas e vire a mão, de modo que as bolinhas fiquem viradas para baixo – da mesma forma que você faria com os ovos. Com delicadeza, use o dedo mínimo, o anelar e o dedão para afastar as bolas e veja a moeda cair: enquanto os dois primeiros seguram as bolinhas, o último se afasta da palma, levando a bolinha da frente junto.

Depois de praticar o movimento, é hora de quebrar os ovos! A diferença é que, em vez de usar dois, você quebra um por vez. O dedão e o indicador seguram a menor ponta do ovo, enquanto o anelar e o dedo mínimo pressionam o lado oposto na palma da mão.

Bata o meio do ovo em uma superfície plana para preservar a gema. Uma rachadura será formada. Ela deve ser posicionada para baixo, porque é dela que o ovo vai cair no recipiente.

É aí que chega a hora da verdade: afaste as duas partes do ovo, como fez com a moeda. Pratique até ficar craque e boa sorte!

Dicas para quebrar e descascar ovos cozidos

O ovo é um alimento bastante versátil, um ótimo acompanhamento ou prato principal para diversas receitas. No formato cozido, o tempo em que o ovo é deixado na panela faz toda a diferença na consistência da gema e, consequentemente, na apresentação do prato.

Gemas de ovos perfeitamente cozidas, sem passar do ponto, exigem em média doze minutos de cozimento. As mais cremosas ficam apenas sete minutos no fogo. Com seis minutos, você tem o chamado ovo mollet — clara cozida e gema líquida. Aos quatro minutos, é possível degustar o ovo quente, de clara macia e gema mole.

Lembrando que esse tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento em que a água atinge seu ponto de fervura, ou seja, começa a borbulhar. O ovo deve ser colocado na panela quando o líquido estiver frio.

Para preparar qualquer uma dessas técnicas, é preciso delicadeza na hora de tirar a casca. Por isso, veja como quebrar ovos sem perder a estrela do seu prato!

Coloque o ovo dentro de um copo

Depois de cozinhar os ovos pelo tempo adequado até a gema ficar do jeitinho que você deseja, é hora de tirar a casca. Um copo de água ajuda nesse processo.

Retire o ovo da água quente e coloque em um copo. Acrescente água fria ou em temperatura ambiente até cobrir o alimento.

Depois, cubra a boca do copo com a mão e chacoalhe durante 10 segundos ou mais. Em seguida, puxe a casca. Você verá ela soltar do ovo como mágica! Se deseja descascar mais de um ovo por vez, coloque os ovos depois de esfriarem em um pote com tampa, acrescente água e chacoalhe.

Água gelada e colher de chá

Após o cozimento, tire os ovos da água quente e coloque em um copo com água gelada e gelo. Pegue uma pequena colher, de chá, e bata com muita delicadeza na casca.

Retire a casca a partir do ponto quebrado, até encontrar um espaço entre a casca e a clara cozida em que caiba a colher. Introduza o objeto, mova para cima como uma alavanca e gire o ovo até que a casca se desprenda. Em seguida, retire a colher e puxe a casca!

A maneira de quebrar ovos pode influenciar a receita

O problema de quebrar os ovos da maneira errada é que alguns pedaços da casca podem se misturar à comida.

Quebrar o ovo cru de forma inapropriada também pode fazer com que a gema se rompa, atrapalhando receitas e modos de cozimento ou fritura em que ela precise atingir a consistência perfeita para o prato.

Gostou de conhecer os segredos sobre como quebrar ovos com perfeição? Se você tem o hábito de comer esse superalimento e utiliza em suas receitas frequentemente, pode testar uma técnica de cada vez e adotar aquela que achar mais fácil.

Antes de quebrar os ovos, é importante limpá-los da maneira correta. Também temos algumas informações valiosas sobre o assunto, aproveite que está aqui e confira como higienizar o ovo corretamente.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.