ovos nevados

Como preparar ovos nevados? Conheça essa sobremesa!

Os ovos nevados são uma sobremesa deliciosa e muito simples de fazer. Ela consiste em porções de merengue (claras de ovos em neve com açúcar) cozido em leite e, posteriormente, mergulhadas em um creme inglês. Por ser muito leve e servido gelado, é ideal para os dias ensolarados, como no almoço de domingo em família.

A receita de ovos nevados é francesa e chamada de Île Flottante ou “ilha flutuante”, em tradução livre, e era diferente da que conhecemos hoje. Em vez do merengue, o doce era composto por camadas de esponja ou brioche mergulhadas em licor e servidas em molho de creme ou purê de frutas vermelhas. Chique, não?

Quer saber como preparar essa delícia? Então, continue a leitura. Neste post, mostramos como preparar essa delícia e as variações de sabores para você experimentar. Confira!

Como preparar os ovos nevados?

Embora seja uma sobremesa bem requintada e saborosa, a receita de ovos nevados é muito simples de preparar e leva poucos ingredientes. A seguir, confira o passo a passo!

Ingredientes

  • 5 Ovos Gourmet Mantiqueira;
  • 500 ml de leite;
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar refinado;
  • 1 fava de baunilha ou essência de baunilha.

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o leite e reserve. Bata as claras em neve, adicione 3/4 de xícara de açúcar e continue batendo até atingir o ponto de merengue. Com ajuda de duas colheres grandes, molde as quenelles (formato de bolinhos compridos) e coloque-as para cozinhar por 1 minuto de cada lado no leite quente em fogo baixo, sem ferver.

Retire as claras e reserve. Peneire o leite, junte a fava ou essência de baunilha e 4 colheres de sopa de açúcar e leve ao fogo para aquecer novamente. Em uma tigela, misture as gemas e 4 colheres de sopa de açúcar com um fouet e acrescente um pouco do leite quente mexendo bem.

Despeje o restante do leite, continue mexendo e coloque a mistura em uma panela. Leve para cozinhar em fogo baixo, misturando com uma colher de pau até atingir o ponto de creme inglês. Coloque a sobremesa na geladeira por 6 horas antes de servir. Bom apetite!

Quais são suas variações?

Existem muitas variações da receita de ovos nevados. Cada região, família e, até mesmo, doceira contribui com particularidades que deixam a sobremesa ainda mais gostosa. Há quem coloque ingredientes para aromatizar o creme, como raspas de limão ou canela em pó.

Outra opção é servir os ovos nevados com calda ou crocante de caramelo (como na foto que ilustra o texto aqui!) e amêndoas laminadas. Mais uma varação é fazer o creme usando leite condensado em vez de açúcar e um pouquinho de amido de milho para dar consistência.

Como você conferiu, a receita de ovos nevados é muito simples de fazer. Com poucos ingredientes e de forma bem rápida, é possível ter uma sobremesa deliciosa para uma refeição ainda mais saborosa e requintada. E, ainda, depois que você dominar a base da receita, tem um mundo de experimentações que você pode fazer!

Quer saber tudo o que acontece em nosso blog em primeira mão? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba novidades, dicas e receitas diretamente na sua caixa de e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.