como guardar ovos

Como guardar ovos no verão: 3 cuidados para manter a qualidade

As altas temperaturas do verão, por si só, exigem alguns cuidados na hora de transportar e armazenar alimentos. O calor pode diminuir a vida útil dos perecíveis e desperta dúvidas sobre a melhor forma de conservá-los. Então, como guardar ovos e garantir que fiquem frescos?

Dispor os ovos em ambientes e temperaturas inadequadas não só estraga o alimento como pode favorecer a contaminação por microrganismos que fazem mal à saúde. Acompanhe a leitura e confira qual é a prática mais adequada para guardar os ovos assim que você chega com eles do mercado.

Quais os impactos do verão na conservação dos ovos?

O aumento da temperatura, somado à umidade, acelera um processo natural de degradação dos alimentos. No caso no ovo, a infecção pode ocorrer porque a casca do ovo é porosa, o que permite que bactérias penetrem por ela. Por isso, o ideal é deixar os ovos refrigerados para reduzir o risco de contaminação.

Assim, ovo pode ser conservado por até vinte e oito dias, a partir da data de produção em temperatura ambiente. Contudo, se ele for armazenado em um local refrigerado, esse prazo se estende para até oito semanas. Ainda assim, caso o ovo possua rachaduras ou manchas, pode ser que ele já tenha se contaminado. Por isso, não se esqueça de sempre verificar se os ovos estão em bom estado antes de consumir.

Quais cuidados tomar em relação a isso?

Como o transporte no verão influencia diretamente a qualidade dos ovos, o primeiro passo para garantir que se mantenham frescos, mesmo no calor, é optar por uma granja de boa procedência.

Mas você também pode fazer sua parte. Confira 3 dicas básicas para garantir que seus ovos estejam sempre fresquinhos, independentemente da estação do ano.

1. Refrigeração

No verão, os ovos podem ser armazenados na geladeira. No entanto, devem ser guardados em um compartimento em que a temperatura não sofra muitas variações. Ou seja, bem longe da porta!

A oscilação entre o frio e o calor facilita que o alimento seja contaminado, pois fragiliza a película de proteção natural da casca dos ovos. Eles também não devem ser guardados em sua embalagem original, mas sim, ser transferidos para outro recipiente. 

2. Higienização

Assim como outros alimentos, o ovo também deve ser higienizado. No entanto, é preciso saber a hora certa para fazer isso — e não é no momento de guardar na geladeira!

Isso porque se o processo acontecer antes de guardar os ovos, e não no momento do seu consumo, pode facilitar a contaminação por microrganismos. O alimento é revestido por uma camada natural de óleo mineral, que tem como função proteger o ovo. Como a sua casca é porosa, retirar essa película pode causar problemas.

Por isso, os ovos devem ser limpos apenas no momento do seu consumo, seja como protagonista da refeição, seja em uma receita. Veja só o passo a passo para higienizar o ovo na hora do consumo:

●       primeiro, lave os ovos com água corrente, focando as impurezas mais superficiais.

●       depois, deixe os ovos durante 10 minutos em uma mistura de água com 10 gotas de hipoclorito de sódio, que pode ser encontrado em farmácias.

●       enxágue novamente e pronto!

Não se esqueça de lavar bem os utensílios utilizados no processo de higienização, incluindo as mãos, que devem ser limpas antes e depois de manipular qualquer alimento.

3. Checagem

Mesmo que você tome todos os cuidados para armazenar e higienizar os ovos, ainda assim, eles podem perder a qualidade. Afinal, estamos falando de um alimento natural e perecível.

Checar se o ovo realmente esteve bem conservado antes do seu consumo é fundamental para evitar surpresas desagradáveis ao tirá-lo da casca ou, até mesmo, após a digestão.

Confira alguns truques para saber se o ovo está bom:

●       após quebrar a casca, tenha atenção aos ovos com as claras com aspecto aguado — a condição indica que estão próximos de estragar;

●       escolha um produto de boa procedência, como os da Ovos Mantiqueira;

●       observe a validade impressa na embalagem e consuma os ovos antes da data.

Como é feita a higienização na Ovos Mantiqueira?

A higienização dos ovos acontece logo após a galinha colocar os ovos. O alimento é transportado por uma esteira e, durante o processo, entra em uma máquina que lava, desinfeta e seca o alimento, sem alterar a qualidade. Ao final recebe uma camada de oleo vegetal que sela a casca do ovo, encerrando a etapa de higienização.

Em seguida, ainda na esteira, ele é pesado e classificado de acordo com o seu tamanho, indo para a embalagem adequada. Com isso, o consumidor recebe um ovo livre de contaminação e padronizado.

O ovo é colocado em sua respectiva caixinha de maneira automatizada, o que significa que nenhuma mão humana tem acesso ao alimento até que ele chegue ao caminhão responsável pela distribuição.

Essa higienização realizada pela Ovos Mantiqueira aumenta a segurança alimentar?

A resposta é sim! Como não há contato humano no processo, os riscos de contaminação cruzada também diminuem.

É importante destacar que os galpões da Ovos Mantiqueira operam com temperatura e umidade adequadas para que os dias quentes de verão não interfiram na qualidade dos ovos que chegam até as prateleiras dos mercados. Inclusive, todo o processo é rastreado. A granja sabe o dia que o ovo sai dos galpões, para onde ele foi, quando chegou e em quais condições. Todo esse procedimento é garantido pelo uso de alta tecnologia e rigor de qualidade.

Por que comprar ovos de qualidade?

Como você pôde perceber ao longo do texto, da mesma forma que é importante saber como guardar ovos, também é essencial assegurar que os produtos comprados são de qualidade. Somente granjas sérias, com expertise e conhecimento sobre o alimento vendido, como a Ovos Mantiqueira, podem garantir que o ovo chegue fresco às gôndolas dos mercados e, depois, à mesa do consumidor em sua alimentação diária.

Saber como guardar ovos e aprender a higienizar o alimento são informações importantes ao consumidor, especialmente, em épocas e lugares em que faz muito calor. Afinal, consumir um alimento que não está fresco não apenas interfere no sabor da receita, como também pode afetar a saúde do consumidor.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Ovos Mantiqueira e conheça melhor nossos processos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.