Substituições saudáveis: veja como fritar ovo na água

Substituições saudáveis: veja como fritar ovos na água

Quer saber como fritar ovos na água? Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque os seus ovos Mantiqueira sem quebrar a gema, espere a clara começar a ficar branca e adicione um pouco de água. Em seguida, cubra-os com a tampa até que estejam no seu ponto preferido!

Quem quer comer bem e de forma saudável tem que escolher os melhores alimentos. Mas, além disso, precisa prepará-los da melhor forma possível, fazendo as substituições mais adequadas. Por exemplo: você já cogitou fritar ovos na água em vez de óleo?

Essa é uma alternativa prática, fácil e bem simples. O ovo é um alimento completo e está sempre presente na cozinha brasileira. Existem inúmeras receitas das quais ele faz parte justamente em razão da sua versatilidade. Mas é bom saber que não há só uma maneira de fritá-lo!

É possível, sim, fritar ovos na água por meio de vários métodos diferentes: alguns mais elaborados e outros bem simples. O mais interessante é que todos eles são indicados para quem se preocupa com a origem dos ingredientes e com o preparo das refeições para ter certeza de que está ingerindo opções saudáveis.

Quer saber mais sobre essa alternativa agora mesmo? Confira este post completinho sobre o assunto!

Por que fritar o ovo na água?

Falar em fritura sempre remete a óleo, não é? Mas fritar o ovo, que é uma fonte de proteínas de alto valor biológico, em água pode realmente mudar a sua dieta para melhor. O óleo adiciona gorduras e calorias extras aos seus pratos e, dependendo da quantidade, isso pode alterar totalmente sua dieta alimentar, fazendo com que você consuma muito mais do que deveria.

O ovo frito é um prato clássico. Contudo, a depender da forma como é preparado, pode não ser tão saudável. Por isso, é muito importante saber como fritá-lo sem abrir mão de todos os elementos positivos que ele traz e deixando de lado o excesso de gordura e os seus prejuízos para a saúde.

Para se ter uma ideia, um ovo cozido tem, aproximadamente, 70 calorias, enquanto aquele frito no óleo tem cerca de 170. Ou seja, é um aumento muito expressivo apenas por causa do modo de preparo. Por isso, usar água em vez de óleo pode ajudar você a aproveitar todos os benefícios do ovo sem peso na balança ou na consciência.

Outro ponto que vale a pena levar em consideração são os riscos do consumo do óleo à saúde. O seu aquecimento, por exemplo, libera substâncias que são nocivas ao organismo, como é o caso da acroleína (ou propenal) — uma substância cancerígena.

Além disso, a ingestão excessiva de gordura aumenta o risco de formação de placas nas artérias, podendo provocar infarto e AVC, deixando, inclusive, a pessoa mais propensa a diversas doenças. Como exemplos, podemos citar problemas na vesícula biliar, hipertensão, colesterol alto e danos à flora intestinal.

Por outro lado, quando você evita o uso de gorduras para preparar os seus ovos Mantiqueira, aumenta a sensação de saciedade. Eles são uma boa fonte de colágeno e de vitaminas e ajudam a combater a flacidez da pele, a emagrecer e a ganhar massa magra.

De que é preciso para fritar ovos na água?

Adquirir hábitos saudáveis pode ser muito mais simples do que se imagina! Como você verá a seguir, há diferentes formas de preparar ovos fritos na água, mas nenhuma delas tem grandes exigências ou requer ingredientes especiais. Você vai precisar de coisas muito simples, como:

  • um ovo Happy Eggs Mantiqueira;
  • uma frigideira antiaderente;
  • um pouco de água;
  • um pouco de vinagre (em algumas formas de preparo);
  • uma pitada de sal e pimenta, caso deseje.

Quais são os cuidados necessários?

Assim como não há necessidade de nenhum ingrediente especial, fritar ovos na água também não requer grandes cuidados ou preparações demoradas. É realmente muito fácil e simples!

Você apenas vai precisar ter cautela para acertar a quantidade de água de acordo com o modo de preparo. No entanto, com o tempo, com certeza isso será “automático”. Outro ponto é não deixar a frigideira aquecer demais, por isso, espere poucos minutos em fogo médio. Além disso, tenha o cuidado básico de tentar manter a gema inteira ao quebrar o ovo para que você possa deixá-la no ponto de que gosta: molinha ou mais cozida.

Como fritar ovo na água?

Fritar os seus ovos Mantiqueira na água é, como dito, simples e fácil! O preparo, independentemente do modo, é feito em poucos minutos e deixa a casquinha crocante e a gema macia. Confira!

Usando pouca água

Leve a frigideira antiaderente ao fogo e, com cuidado, quebre o ovo (deixando a gema inteira). Tempere com sal e pimenta a seu gosto.

Quando a clara estiver alcançando uma coloração branca, adicione uma colher de sopa de água e tampe a frigideira, aguardando até que o ovo esteja inteiramente frito. Caso ache necessário, acrescente um pouco mais de água. Quando estiver no ponto desejado, basta desligar o fogo e servir!

Cobrindo o fundo da frigideira

Nesse método, você leva a frigideira ao fogo com água suficiente para cobrir o fundo. Então, quebre o ovo por cima e adicione os temperos da sua preferência. Da mesma forma que foi feito na receita anterior, também é preciso tampar a frigideira.

Dê uma olhadinha de vez em quando para conferir o ponto da gema e desligue o fogo quando o seu ovo Mantiqueira estiver do jeitinho de que você gosta!

Acrescentando vinagre

Essa alternativa é ligeiramente mais elaborada, mas não envolve nenhuma dificuldade. Nela, você também vai levar a frigideira ao fogo com a água cobrindo o seu fundo, mas vai colocar uma colher (de café) de vinagre na água, além de uma pitada de sal.

Espere a mistura ferver e só então acrescente o ovo. A água deve ser pouca, pois ele não pode ficar totalmente imerso. Como ela já estará bem quente, o processo todo será bem mais rápido. Nessa forma de preparo, o resultado será um ovo parecido com o pochê (aquele que é aberto e cozido imerso na água).

Viu só? Agora você sabe como fritar ovo na água é fácil, rápido e prático, além de muito saudável. Teste as diferentes formas de preparo e veja em qual delas o alimento fica mais a seu gosto em termos de sabor e de textura. Você também pode variar o preparo de acordo com a ocasião quando quiser fazer pratos diferentes. O importante é minimizar o uso do óleo.

Você sabia que o ovo faz parte das mais diversas culinárias ao redor do mundo? Responda a um quizz superdivertido e veja qual receita mais combina com a sua personalidade! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.