mãos de uma mulher mostrando como fritar ovo

Como fritar ovo? Conheça 4 maneiras diferentes

Você sabe como fritar ovo de maneira rápida e fácil? Há muitos anos, esse alimento vem marcando presença na mesa dos brasileiros por conta de sua praticidade na cozinha, de seu sabor e de sua versatilidade para preparar diferentes pratos. No entanto, quando falamos sobre ele, muitas pessoas acreditam que existe somente uma maneira de fritá-lo — a tradicional técnica de utilizar óleo vegetal.

Contudo, a parte boa é que existem variados modos sendo utilizadas pelas famílias brasileiras. Algumas são mais elaboradas, enquanto outras são simples e indicadas para um público fitness, que se preocupa com uma alimentação saudável e em evitar ingredientes gordurosos demais.

Pensando em ajudar você a criar os melhores pratos, vamos ensinar como fazer ovo frito de inúmeras maneiras. É só continuar a leitura, aprender e aplicar as recomendações no seu dia a dia. Olha só!

1. Como fritar ovo no óleo

Para facilitar o dia a dia de quem adora comer ovo, vamos apresentar o modo mais conhecido e praticado de preparar o alimento — utilizando óleo vegetal e uma frigideira comum, de preferência, pequena. O passo a passo é bem simples. Abaixo, veja como funciona.

Ingredientes

  • 1 Ovo Mantiqueira;
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite;
  • sal e pimenta a gosto.

Como fazer ovo frito no óleo

Use uma frigideira pequena e, com o fogo baixo, coloque o óleo ou azeite. Depois, com o máximo de cuidado, adicione o Ovo Mantiqueira e deixe fritar por até 2 minutos.

Agora, pegue uma espátula de silicone e, delicadamente, puxe a borda da clara para mais perto da gema. Esse cuidado serve para garantir que o formato redondo do Ovo Mantiqueira fique intacto.

Aguarde até que a clara fique bem firme. Finalize temperando com sal e pimenta. Feito isso, tampe a frigideira para que a gema termine de fritar com a ajuda do vapor. Assim que estiver pronto, é só servir.

2. Como fritar ovo na água

Já imaginou fritar um Ovo Mantiqueira utilizando apenas água? Saiba, desde já, que isso é totalmente possível. Prático e muito saudável, esse tipo de preparo pode ser feito em poucos minutos e consegue garantir um ovo com casquinha crocante e gema macia. Aprenda!

Ingredientes

  • 1 Ovo Mantiqueira;
  • 1 colher de sopa de água;
  • sal a gosto.

Como fazer ovo frito na água

Pegue uma frigideira antiaderente e leve ao fogo. Adicione com cuidado para não quebrar a gema o Ovo Mantiqueira e tempere com sal, um pouco de pimenta e outros temperos de seu gosto. Em seguida, adicione a colher de água, tampe a frigideira e espere até que frite por inteiro. Quando perceber que o Ovo Mantiqueira está cozido, desligue o fogo e sirva.

3. Como fritar ovo na air fryer

A air fryer, também conhecida como panela elétrica, é uma novidade que veio para ficar. Com a ajuda desse equipamento, o usuário consegue realizar os mais diversos preparos — sem precisar usar óleo, fazer sujeira ou se deparar com respingos de gordura pela cozinha.

E como não poderia ser diferente, o aparelho também é uma solução prática para quem deseja comer ovo no café da manhã, no almoço ou no jantar e ter o mínimo de esforço. Aprenda com a gente!

Ingredientes

  • 1 Ovo Mantiqueira;
  • sal e pimenta a gosto.

Como fazer ovo frito na air fryer

Escolha um recipiente para preparar o Ovo Mantiqueira. A dica é usar um pires ou até uma assadeira pequena. Não se esqueça de analisar se o material do recipiente pode ir na air fryer. Se a peça escolhida não for antiaderente, é válido untá-la muito bem. Essa etapa pode ser feita com óleo vegetal, azeite ou manteiga.

Com tudo pronto, quebre o Ovo Mantiqueira em uma tigela e o transfira para o local onde será frito. Tempere com pimenta e sal a gosto. Leve o recipiente com o Ovo Mantiqueira para dentro para a air fryer preaquecida em 180 °C por até 6 minutos. Assim que estiver finalizado, retire o Ovo Mantiqueira cuidadosamente e sirva logo em seguida.

4. Como fritar ovo no micro-ondas

Alguma dúvida de que o micro-ondas é o eletrodoméstico mais utilizado de todos os tempos? Nele, é possível aquecer refeições e até criar receitas do zero — assim como acontece ao fritar um Ovo Mantiqueira. Esse processo não tem segredo e pode ser realizado por qualquer pessoa.

Ingredientes

  • 1 Ovo Mantiqueira;
  • sal e pimenta a gosto.

Como fazer ovo frito no micro-ondas

Quebre o Ovo Mantiqueira em um recipiente, sendo o pires o mais indicado para essa finalidade. Adicione pimenta e sal a gosto. Em seguida, coloque outro pires em cima, de cabeça para baixo, para cobrir o alimento e criar uma espécie de proteção. Leve o Ovo Mantiqueira ao micro-ondas por, no máximo, 2 minutos. Simples, rápido e com zero gordura!

Dica extra

Independentemente do método escolhido para fritar o ovo, é importante ressaltar que também existem diferentes opções de gordura que podem ser usadas ao longo desse processo.

Além do clássico óleo vegetal, há a possibilidade de utilizar alternativas mais saudáveis, como azeite de oliva, óleo de coco ou, até mesmo, uma panela com ação antiaderente — eliminando, assim, a necessidade de acrescentar gordura durante o preparo.

Você ainda pode incrementar a receita com temperos diversos, dependendo do seu paladar. Cebolinha, salsinha, pimenta-do-reino, páprica e até uma pitada de orégano são ótimos ingredientes para intensificar o sabor do preparo. Recomendamos, ainda, o uso dos Ovos Gourmet Mantiqueira. Assim, você conseguirá valorizar o seu prato com um alimento “de primeira”. Vale a pena experimentar!

Viu só? Dependendo da técnica escolhida de como fritar ovo, é possível chegar a diferentes resultados, garantindo um alimento delicioso para as suas refeições diárias.

Esperamos que, após essa leitura completa, você tenha entendido como fritar ovo e deixar a sua rotina mais prática e saborosa. Agora, aproveite para conferir algumas dicas de alimentação pós-treino e descobrir alternativas para ter disposição e excelentes resultados na academia. Até mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.