como fortalecer o sistema imunológico

Como fortalecer o sistema imunológico? Veja como a alimentação pode ajudar!

Para fortalecer o sistema imunológico, é necessário adquirir hábitos que melhoram o funcionamento de todo o organismo. A alimentação é um deles, pois o que comemos influencia diretamente a nossa resposta imunológica.

Nos últimos tempos, as pessoas tomaram maior consciência da importância de ter uma boa imunidade, pois a defesa do organismo é o que nos ajuda a prevenir e a combater vários tipos de doenças. Afinal, como fortalecer o sistema imunológico?

Não é segredo para ninguém que uma alimentação saudável é imprescindível para a boa saúde. Mas você sabia que ela também pode ajudar a melhorar a imunidade? Além disso, os hábitos de vida contam muito.

Neste post, falamos sobre o assunto e damos algumas dicas. Para conferir, basta continuar a leitura!

Qual a importância de uma boa alimentação para o sistema imunológico?

O nosso sistema imunológico é diretamente ligado à alimentação. Um exemplo disso é o fato que muitas pessoas que adotam dietas hipocalóricas de forma incorreta acabam tendo uma baixa na imunidade. Isso porque é muito comum que essas pessoas não consumam todos os nutrientes necessários ao corpo. Quando há deficiência de algum nutriente, vários processos do organismo são prejudicados, inclusive, os do sistema de defesa.

Os anticorpos, por exemplo, precisam de proteínas para serem produzidos. Se há pouco desse nutriente, logo, a produção de anticorpos é reduzida e, consequentemente, o sistema imunológico é prejudicado. Nesse aspecto, o consumo de ovos no dia a dia é excelente para o sistema imunológico, já que o ovo é uma ótima fonte de proteína.

Além disso, algumas vitaminas e minerais participam ativamente da resposta da imunidade. Há também os nutrientes anti-inflamatórios, que dão aquela forcinha para a defesa, e os antioxidantes, que reduzem o estresse oxidativo, aumentando o tempo de vida das células imunológicas.

Em contrapartida, alimentos ricos em açúcares, gorduras ruins e aditivos químicos contribuem para uma baixa imunidade. Isso porque esses ingredientes são pró-inflamatórios, ou seja, favorecem a inflamação no organismo, sobrecarregando o sistema imunológico.

Além disso, parte da defesa do organismo se encontra no intestino. Isso mesmo! Nesse órgão, encontram-se bactérias benéficas que atuam contra agentes infecciosos, produzem substâncias anti-inflamatórias e vitamina K, que é importante para o sistema imune.

Dessa maneira, é preciso manter a flora intestinal em equilíbrio para que ele funcione adequadamente e possa contribuir para uma boa imunidade. Sendo assim, podemos dizer que uma alimentação equilibrada é primordial para ter uma boa defesa contra doenças!

Quais os sinais de imunidade baixa?

Se você é do tipo de pessoa que alguém não pode espirrar do seu lado, que logo fica resfriado ou gripado, isso pode ser um sinal de imunidade baixa. A seguir, confira mais alguns indícios de que é preciso fortalecer o sistema imunológico:

  • cansaço excessivo; 
  • febre e calafrios sem causa aparente;
  • náuseas, vômitos ou diarreia;
  • doenças simples que se agravam, como gripes que duram mais do que o normal;
  • infecções respiratórias persistentes;
  • perda de peso ou ganho de peso;
  • queda de cabelo;
  • unhas fracas;
  • pele frágil e com predisposição a ferimentos.

Se você desconfia de que está com a imunidade fraca, é preciso consultar um médico para dar o diagnóstico. O profissional solicitará alguns exames, que poderão confirmar ou não o quadro. Geralmente, é pedido um hemograma completo para verificar como está a resposta do sistema imunológico.

Quais alimentos podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico?

Como dissemos, uma alimentação equilibrada é superimportante para manter o sistema de defesa do corpo funcionando bem. Entretanto, dá para potencializar esse efeito, incluindo alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade. Veja alguns deles:

Ovos

Os ovos são considerados um dos alimentos mais completos do mundo, perdendo apenas para o leite materno! Eles contribuem para o sistema imunológico fornecendo proteínas de alto valor biológico, vitamina A (ajuda na resposta imune) e ômega-3 — conjunto de ácidos graxos com alto poder anti-inflamatório.

Frutas cítricas

As frutas cítricas são riquíssimas em vitamina C. Esse micronutriente é um poderoso antioxidante. Isso quer dizer que ela ajuda a combater o envelhecimento precoce, inclusive, das células de defesa. Sendo assim, auxilia na manutenção do sistema imunológico fortalecido.

Oleaginosas

As oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, são ricas em ômega-3 e fibras, além de selênio e zinco. Enquanto as fibras atuam como prebióticos (falaremos sobre isso mais à frente), os minerais são importantíssimos para o sistema imunológico.

Probióticos

Os alimentos probióticos são aqueles que contêm bactérias benéficas ao intestino. Como elas resistem à acidez estomacal, chegam íntegras para reforçar a flora intestinal. São eles: kefir, leite fermentado, kombucha, chucrute, alguns legumes fermentados em conserva e iogurte.

Prebióticos

Enquanto os probióticos são as bactérias benéficas, os prebióticos são os alimentos desses microrganismos. Eles se nutrem do que ingerimos, portanto, o que comemos faz toda a diferença para mantê-los ativos. Estão nesse grupo os itens ricos em fibras, como aveia, banana, maçã e outros.

Quais hábitos de vida ajudam a melhorar a imunidade?

O nosso corpo é como uma máquina em que todas as engrenagens precisam funcionar bem para que ele também trabalhe em pleno vapor. Para que o sistema imunológico esteja fortalecido, é importante cuidar de outros hábitos de vida que influenciam a imunidade. Veja!

Pratique atividades físicas regularmente

As atividades físicas são necessárias para que o corpo tenha saúde. Elas melhoram o sistema cardiovascular, fortalecem os músculos e os ossos e ainda previnem doenças. Elas também ajudam a melhorar a imunidade, já que aumentam a frequência cardíaca, fazendo com que as células de defesa circulem pelo corpo, ficando prontas para agir quando necessário.

Durma bem

É enquanto dormimos que o organismo regula e repara os sistemas, inclusive, o imunológico. Nesse momento, o corpo regenera as células de defesa, fortalecendo a imunidade. Por isso é tão importante dormir bem. Lembrando que é preciso se preocupar mais com a qualidade do sono do que com a quantidade de horas dormidas.

Agora que você já sabe como fortalecer o sistema imunológico, não deixe de adquirir os hábitos saudáveis que melhoram a defesa do organismo, tendo uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e boas horas de sono. Isso é importante para evitar e ajudar o organismo a combater infecções e outros problemas, pois, como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”.

Quer saber onde encontrar os Ovos Mantiqueira? Então, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.