como fazer espinafre com ovo

Aprenda a fazer espinafre com ovo e faça sucesso com essa receita!

Os ovos são verdadeiros coringas na cozinha. Eles são ideais para prepararmos algo delicioso e nutritivo mesmo quando temos pouco tempo e até mesmo poucos ingredientes à disposição.

Uma receita que faz muito sucesso é o espinafre com ovo. Esse é um prato que reúne dois alimentos ricos em diversos nutrientes, tornando-se uma excelente opção para quem se preocupa em manter hábitos saudáveis na rotina de alimentação.

Pensando nisso, decidimos falar neste post sobre os benefícios do consumo de ovos e de espinafre. Por fim, preparamos um passo a passo para você descobrir como fazer espinafre com ovo de forma fácil. Confira!

Quais são os benefícios do ovo?

Alternar entre os papéis de herói e vilão era uma rotina quando falávamos em ovos há alguns anos. No entanto, as evidências científicas que temos atualmente indicam com precisão que esse alimento traz muitos benefícios à nossa saúde.

Os ovos são fonte de proteínas, assim como a carne, e das vitaminas A, E e B12. Esses nutrientes são importantes para combater a anemia, melhorar a qualidade da pele, dos cabelos e dos ossos, reduzir a formação de acnes, prevenir o risco de câncer, melhorar a qualidade do sono, entre outros pontos positivos.

Há ainda a presença do ácido fólico, que é fundamental para as gestantes, pois favorece a correta formação do tubo neural do bebê. O consumo regular de ovos também contribui com a boa saúde do coração, auxilia a produção de vitamina D, ajuda a retardar o processo natural de envelhecimento e até a combater a depressão.

Além disso, por conterem cerca de meio grama de carboidrato e baixo índice glicêmico, os ovos ajudam a equilibrar a taxa de glicose do sangue, tornando esse alimento uma ótima opção para quem lida com o diabetes.

Vale destacar ainda que se trata de um alimento muito saboroso, prático, saudável e acessível. Isso garante que todos aproveitem os seus benefícios e reproduzam as receitas das quais ele faz parte, assim como a que vamos trazer neste post.

Quais são os benefícios do espinafre?

Antes da receita, no entanto, vale também ficar por dentro dos benefícios à nossa saúde trazidos pelo espinafre — lembrado por muitos como o alimento preferido do Marinheiro Popeye. Aliás, a força notável que o personagem ganhava ao consumir a verdura nos ajuda a entender um pouco suas reais propriedades.

O espinafre é especialmente rico em ferro, mineral que fornece uma boa dose de energia ao nosso corpo. Isso porque ele ajuda a aumentar o transporte de oxigênio pelas células, favorecendo o metabolismo energético e nos ajudando a realizar as atividades do dia a dia. Também reduz os riscos de diversas doenças, sobretudo a anemia, comumente relacionada a casos de má nutrição.

As fibras são outro importante nutriente encontrado em grande quantidade no espinafre. Sua principal função no organismo é ajudar a regular o sistema digestivo, mas ele também auxilia na redução dos níveis de colesterol e até no emagrecimento, já que confere uma grande sensação de saciedade.

Também não podemos deixar de citar que o espinafre contém as vitaminas A, as do complexo B e o ácido ascórbico, que atua como um poderoso antioxidante. Em conjunto com os ovos, esse vegetal nos permite fazer pratos altamente saborosos e nutritivos.

Como fazer ovos com espinafre?

Depois de conhecer todos os benefícios que os ovos e o espinafre nos proporcionam, dá ainda mais vontade de provar essa receita, não é mesmo? Com poucos ingredientes e em alguns minutos, você será capaz de preparar esse prato que pode acompanhar o seu jantar, almoço ou mesmo ser servido no café da manhã.

Pela versatilidade dos ingredientes, a verdade é que existem diversas formas de fazer esse preparo. Na nossa receita, escolhemos um prato bem tradicional e fácil de fazer: os ovos à fiorentina, que leva refogado de espinafre coroado por um ovo frito com a gema bem molinha. Confira os ingredientes que você vai precisar para preparar 2 porções:

Comece separando e lavando bem as folhas do espinafre. Para uma higienização mais apurada, elas podem ser deixadas de molho por 15 minutos com um pouco de vinagre.

Em uma frigideira grande, coloque metade da manteiga e, quando ela derreter, adicione o espinafre. Mexa sempre para refogar as folhas por igual. A verdura vai começar a murchar e a soltar bastante água, que costuma ser suficiente para atingir o ponto ideal de cozimento.

Quando a água estiver terminando de evaporar, tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e mantenha tampado para que não esfrie.

Em seguida, após higienizar os ovos, leve uma frigideira ao fogo baixo e adicione a outra metade da manteiga quando estiver quente. Quebre os ovos com cuidado para não partir as gemas, e deixe fritar por 2 a 3 minutos. O ideal é que fiquem com a clara firme e a gema ainda mole. Coloque uma porção de espinafre refogado em um prato e finalize com o ovo por cima. Pronto, agora é só servir.

O que substitui o espinafre?

O espinafre é uma verdura muito saborosa e fácil de encontrar nos mercados. Mas, caso não tenha em sua despensa, saiba que é possível fazer uma receita tão boa quanto a que vimos com outros vegetais.

A chicória, por exemplo, apresenta folhas firmes e um sabor bem característico. Ela também é rica em diversos nutrientes e apresenta baixo índice de calorias.

Outra alternativa é a couve, que também é muito fácil de ser encontrada e combina muito bem com pratos com ovos. Além disso, ela é rica em vitaminas A, C, proteínas, fibras, ferro e diversos outros nutrientes.

Basta preparar os vegetais refogados e temperar da forma que você mais gosta. O mais importante é consumir alimentos saudáveis em todas as refeições, pois isso é fundamental para termos uma vida com mais bem-estar.

E agora que você já sabe como fazer espinafre com ovo, que tal conferir nossas próximas dicas e receitas em primeira mão? Assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente na sua caixa de e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.