como fazer bolo fofo

Como fazer bolo fofo: a importância do ovo e mais 6 segredos para conquistar a textura!

Nada como um bolo fofinho e saboroso para aproveitar o café da manhã ou para um lanche no fim da tarde, não é mesmo? Atingir esse resultado perfeito na hora do preparo, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil para muitos que se aventuram na confeitaria.

Mesmo seguindo à risca aquela receita que parece infalível, vez ou outra, a massa acaba se tornando pesada ou não cresce o suficiente, ficando bem diferente da expectativa que criamos no início. Se isso acontece com você, não desanime, pois é possível descobrir como fazer bolo fofo sem erro.

Vamos mostrar, ao longo deste post, os 6 principais segredos para chegar a esse resultado, destacando o importante papel que o ovo tem nesse processo. Acompanhe!

1. Use a temperatura como aliada

Muitos não se dão conta, mas a temperatura dos ingredientes influencia diretamente o preparo de um bolo. Se ela estiver muito diferente de um item para o outro, é bem provável que você tenha problemas para conseguir a consistência desejada no final do processo.

O ideal é que os ovos, o leite, a manteiga e o que mais for utilizado estejam em temperatura ambiente antes de ser misturados. Então, basta se planejar para retirar esses itens da geladeira cerca de 30 minutos antes de iniciar a receita para aumentar bastante as chances de conseguir um bolo fofo ao sair do forno.

2. Organize-se na cozinha

Como já deu pra perceber pela dica anterior, a organização e o planejamento na cozinha fazem toda a diferença para atingirmos o resultado que esperamos em nossos preparos. Por isso, o seu primeiro passo deve ser verificar se você tem à mão tudo o que é necessário para a receita não desandar.

Confira se tem a quantidade necessária dos ingredientes utilizados e se estão dentro do prazo de validade. Separe as fôrmas, utensílios e materiais que serão utilizados, deixando-os em locais acessíveis para que você não perca tempo durante o preparo. Se for assar o bolo em forno a gás, vale conferir se não há risco de ele acabar durante o processo, o que seria fatal para quem espera um bolo fofo.

Uma boa dica é elaborar uma checklist com todos os passos que devem ser dados antes de colocar a mão na massa, de fato. Isso vai ajudar a não se perder no meio do caminho, o que pode comprometer o resultado do seu bolo.

3. Conte com o poder da clara em neve

O preparo de bolo utilizando claras em neve é uma técnica que ajuda muito a conseguir um resultado incrível no final. Elas dão mais leveza e consistência à massa, o que ajuda muito a conseguir aquela textura fofinha.

A melhor maneira de fazer isso é utilizar um fouet e realizar movimentos delicados com a mão, indo de baixo para cima e das extremidades até o centro. Quando for possível virar o recipiente de cabeça para baixo sem que as claras em neve se soltem, estará no ponto ideal para incorporar à mistura do bolo.

Faça isso sempre nos momentos finais da receita, utilizando a delicadeza, também, na hora de fazer essa mistura. Tenha bastante paciência nesse momento para aumentar as chances de obter um bolo perfeito.

Entenda o papel fundamental do ovo

Em uma receita de bolo, cada ingrediente tem sua importância na composição tanto da massa quanto dos recheios e coberturas que ele terá. Quando falamos em atingir uma textura fofinha, um dos elementos que tem o papel mais importante é o ovo.

É preciso entender, ainda, que a clara e a gema desempenham funções diferentes nessa química. É por isso que, às vezes, utilizamos ovos inteiros e, em outras receitas, precisamos separar esses componentes.

A gema garante mais firmeza à massa, ajudando, inclusive, a aumentar a liga entre os demais ingredientes. Isso acontece graças a uma substância que ela contém, chamada lecitina, que age como emulsificante natural. Já as claras servem para dar mais leveza à massa, especialmente, quando batidas em neve, como vimos anteriormente.

Para não errar na hora de escolher os ovos para sua receita de bolo, nossa dica é utilizar os Ovos Gourmet Mantiqueira. São ovos de alta qualidade e ideais para uso gastronômico, perfeitos para deixar qualquer bolo fofinho e delicioso.

4. Peneire os ingredientes

Você tem o costume de peneirar os ingredientes sólidos ao fazer suas receitas de bolo? A princípio, pode até parecer que não faz nenhuma diferença, mas a verdade é que a prática é bastante recomendada nessa hora.

O processo de peneirar a farinha de trigo, o açúcar e o fermento ajuda a acrescentar ar à mistura do bolo. Outra vantagem é que dá para separar e remover os grãos maiores e mais duros presentes nessas substâncias. Com a massa mais aerada e homogênea, são grandes as chances de você conseguir um bolo bem fofinho depois de assado.

5. Observe o tempo correto de forno

A ansiedade costuma ser uma grande inimiga dos bolos perfeitos. Abrir o forno enquanto ele está assando faz com que o ar frio entre e cause um choque térmico na massa, caso ela ainda não esteja no ponto correto. Isso prejudica o seu crescimento e pode resultar no temido bolo como massa solada.

Então, é fundamental ter paciência e respeitar o tempo de forno recomendado pela receita. Após esse período, dá para abrir e ver como ficou, utilizando palitinhos para fazer alguns furos na massa. Se ele sair limpo, seu bolo estará pronto.

Para se organizar melhor, você pode deixar o forno pré-aquecendo, enquanto trabalha no preparo da massa. Lembre-se de que colocar o bolo no forno já quente é importante para que seja assado da forma correta.

6. Use uma receita infalível para um bolo fofinho

Seja para preparar um bolo de fubá para o café da tarde, seja para um bolo de chocolate bem recheado, esses 6 segredos podem ajudar bastante a conseguir um resultado incrível. Para testar o que aprendeu, que tal seguir a nossa receita e preparar um bolo simples, mas bem fofinho e gostoso?

Confira os ingredientes que você vai precisar:

  • 3 Ovos Gourmet Mantiqueira;
  • 1 e 1/2 xícara de chá de leite;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

O primeiro passo é separar as claras das gemas dos ovos para preparar as claras em neve. Feito isso, misture as gemas, a margarina e o açúcar até que a massa tenha uma consistência homogênea. Lembre-se de peneirar o açúcar, assim como a farinha e o fermento.

Aos poucos, acrescente à mistura o leite e a farinha de trigo, sem deixar de bater enquanto isso. Quando a massa estiver bem incorporada, adicione as claras em neve e também o fermento.

Utilize uma fôrma grande com furo central untada e polvilhada com farinha para despejar a massa. Aí, é só assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos. Vale usar o truque do palitinho para verificar se está no ponto certo para ser servido.

Esse bolo é ideal para acompanhar um bom café ou até para um preparo mais completo, com os recheios e coberturas que você mais gostar. Pode usar calda de chocolate, brigadeiro, creme de frutas, creme de leite etc. Com certeza, ele será um grande sucesso na sua cozinha.

Então, agora que você já sabe como fazer bolo fofo e qual a importância do ovo nesse processo, que tal ir para a cozinha e colocar a mão na massa?

Antes disso, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.