como descascar ovo cozido

Como descascar ovo cozido? Conheça as melhores técnicas!

Alguns preparos na cozinha podem ser simplificados quando adotamos certos truques. Nem todo mundo sabe como descascar ovo cozido, por exemplo, porque não são raras as vezes em que a casca se recusa a desgrudar, e acabamos beliscando a clara.

Seja com uma pitada de sal, na salada ou maionese, o ovo cozido é um grande aliado e complemento na culinária, e o seu modo de preparo pode ser mais simples se você aplicar algumas dicas. Ele vai ficar ainda mais delicioso e bonito nos pratos, pode acreditar!

Para tornar o processo de descascar mais rápido e alcançar resultados melhores, preparamos este post para dividir com você as melhores técnicas para descascar ovo cozido. Acompanhe!

Qual é o tempo de cozimento do ovo?

O tempo de cozimento do ovo pode variar de acordo com a sua preferência para a gema. Ela muda de textura a cada minuto que fica fervendo na água. Para não perder o ponto ideal, você pode acompanhar a playlist que preparamos no Spotfy, baseada no tempo de preparo para cada variação do ovo cozido.

Para obter o resultado que deseja, também é importante ter atenção com outros detalhes sobre tempo de cozimento, como a temperatura inicial e o tamanho do ovo, já que são condições que também intervêm.

Nesse caso, vale a pena optar por ovos que estejam fora da geladeira por menos de uma hora. Assim, conforme o tempo e a preferência, podemos obter os seguintes resultados.

Ovo quente

Nesse preparo, a gema fica mole e clara, levemente cozida. É muito comum as pessoas utilizarem as costas da colher para fazer uma espécie de tampinha no topo do ovo e consumi-lo diretamente na casca. Seu tempo de cozimento é de 4 minutos.

Ovo cremoso

Aqui a textura é para aqueles que gostam da clara cozida e a gema parcialmente crua. Para ter esse resultado, é preciso deixar o ovo cozinhar por pelo menos 6 minutos.

Ovo mollet

Nesse preparo, de origem francesa, a gema apresenta uma textura líquida, enquanto a clara está dura, completamente cozida. Assim, é preciso que o cozimento seja de 5 minutos e meio. Em seguida, para frear o processo, o ovo deve descansar em água fria.

Ovo cozido

Para quem tem restrições com a gema mais líquida, mas gosta de ovo cozido, essa é uma ótima opção. Com apenas 10 minutos de cozimento é possível ter uma textura mais agradável e macia do ovo totalmente cozido.

Ovo duro

Para quem gosta de uma gema mais sequinha, essa é a dica ideal. Com aproximadamente 12 minutos de cozimento já é possível obter esse resultado. Mas atenção: nesse preparo, há mais chances de a casca do ovo rachar.

E para tornar essa experiência ainda melhor, conheça a seguir as técnicas mais interessantes para descascar o ovo cozido.

Como descascar ovo cozido?

O ovo cozido é delicioso, nutritivo e um dos alimentos mais simples de preparar. Mas é preciso respeitar o tempo exato de cozimento, para ser mais fácil descascá-lo.

Uma forma de fazer isso de modo prático e eficiente é descascar o ovo utilizando um copo d’água. Após cozinhar o ovo, coloque-o em um copo com água fria, tampe com a mão e sacuda bem por alguns segundos. A ideia é que a casca solte facilmente e por inteira durante o processo.

Também há como descascar ovo cozido com a água do próprio cozimento. Em uma panela pequena, coloque água suficiente para cobrir o ovo por completo e leve ao fogo médio. Quando a água já estiver fervendo, coloque o ovo delicadamente, com o auxílio de uma escumadeira. Espere o tempo da sua preferência, desligue o fogo, espere a água esfriar e mexa o ovo na própria água até a casca soltar.

Quais são as melhores técnicas?

Além das dicas acima para descascar ovo cozido, existem outras técnicas para facilitar esse processo no dia a dia. Elas também dão super certo e não comprometem a aparência ou o sabor do ovo. Confira!

Descascar ovos com colher

Depois que o ovo já estiver cozido, deixe-o esfriar submerso em água fria. Em seguida, corte-o ao meio utilizando uma faca afiada. Pegue uma colher e deslize-a entre a clara e a casca do ovo, delicadamente. A casca vai sair por inteiro, e seu ovo ficará lindo.

A partir dessa técnica, você pode utilizar os ovos para decorar saladas e outros pratos.

Descascar ovos assoprando

Uma vez que o ovo estiver cozido, coloque-o em um recipiente com água fria. Depois, faça um pequeno furo em uma das extremidades e, na outra ponta, um buraco maior. Em seguida, encoste a boca no furo menor e assopre. O ovo sairá facilmente da casca.

Descascar ovos com água

Essa técnica é bem simples e muito utilizada. Assim que o ovo já estiver cozido e morno, role-o sobre a bancada, fazendo uma leve pressão e movimentos para frente e para trás, de modo que a casca se torne mais quebradiça. Depois, coloque o ovo em um recipiente cheio de água e, enquanto estiver submerso, descasque-o, removendo os pedacinhos de casca com facilidade.

Quais os benefícios do ovo cozido?

O consumo de ovos cozidos traz diversos benefícios para o organismo, especialmente quando eles são preparados de modo correto. Além de ser um alimento de fácil preparo e versátil, é uma excelente fonte de proteína e traz as seguintes vantagens:

  • ajuda a prevenir doenças como câncer, por conter antioxidantes;
  • aumenta a massa muscular, por ser fonte de proteínas;
  • previne o envelhecimento precoce;
  • diminui a absorção de colesterol pelo intestino;
  • protege a visão;
  • favorece a perda de peso;
  • previne doenças neurodegenerativas, como Mal de Parkinson;
  • aumenta a saciedade;
  • previne a anemia;
  • mantém a saúde dos ossos.

Quais são as maneiras de incluir o ovo cozido na rotina?

Para desfrutar dos benefícios do ovo cozido, procure prepará-lo de modo que a maioria dos nutrientes seja preservada — o ovo pochê e o ovo cozido cumprem muito bem essa missão. Assim, você pode inserir o ovo em sua rotina de uma forma saudável, aproveitando tudo o que ele tem de bom.

Um ovo cozido pela manhã, por exemplo, auxilia na quebra de jejum e torna a alimentação mais saudável. Já no período noturno, devido à proteína, esse alimento ajuda a desenvolver a massa magra e ainda faz com que o processo de catabolismo não seja iniciado durante o sono, reduzindo o risco de ganhar peso.

Como você viu, existem diversas maneiras de descascar ovo cozido e facilitar a retirada da casca sem comprometer a aparência do alimento, de modo que o seu preparo seja ainda mais prático. Assim, você pode inserir os ovos facilmente no cardápio diário para ter uma dieta mais saudável.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter e continue acompanhando todas as novidades.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.