como cozinhar ovo

Passo a passo: como cozinhar ovo do jeito certo?

Uma das principais características do ovo é a sua versatilidade na hora de ser usado na cozinha. Entre as diversas formas de preparo, o ovo cozido é excelente para compor uma grande variedade de pratos ou mesmo para ser consumido logo após descascado.

Mesmo parecendo uma tarefa bastante simples, a verdade é que muitas pessoas têm dúvidas sobre como cozinhar ovo da forma certa. Isso porque existem alguns truques e técnicas que ajudam a atingir o resultado desejado para qualquer tipo de preparo.

Ao longo deste post, mostraremos quais são esses segredos e como você pode surpreender na cozinha com receitas incríveis utilizando os Ovos Mantiqueira. Acompanhe!

Qual é a temperatura ideal para cozinhar ovo?

A água é um elemento fundamental no cozimento de ovos. É a elevação de sua temperatura que faz coagular as proteínas presentes na clara e na gema para que elas endureçam.

Por isso, controlar corretamente a temperatura é o primeiro passo para conseguir os ovos cozidos perfeitos. De forma geral, sabe-se que a clara inicia seu processo de coagulação quando a água está entre 65°C e 70°C, enquanto esse fenômeno ocorre na gema entre 75°C e 80°C.

Para controlar a temperatura da água, o ideal é utilizar um termômetro culinário. Assim, você garante as condições para preparar qualquer tipo de ovo cozido que tiver em mente.

Quais são os pontos do ovo cozido e como fazer cada um deles?

Por falar em tipos de ovos cozidos, você sabia que as alternativas vão bem além dos tradicionais “gema mole” ou “gema dura”? Além desses preparos mais tradicionais, há alguns pontos que deixam o resultado final incrível e delicioso e conferem um toque de classe a qualquer refeição.

Conheça, a seguir, os tipos de ovos cozidos e saiba como prepará-los.

Quente

O ovo quente deve ficar com a clara levemente cozida e gema bem mole, o que faz dele ideal para ser consumido na própria casca.

Esse resultado pode ser obtido cozinhando os ovos por 4 minutos em, no máximo, 60ºC. Para evitar que eles passem do ponto, coloque-os em água fria por alguns segundos após o cozimento.

Mollet

Esse também é conhecido por muitos como ovo perfeito. A ideia é que a gema permaneça mole e que a clara fique um pouco mais firme.

Nesse caso, o cozimento deve ocorrer por cerca de 5 minutos e meio entre 60ºC e 65ºC. Vale utilizar também a água fria no final do processo para não perder o ponto correto.

Cremoso

O ovo cremoso deve ficar com a clara bem cozida e a gema com uma coloração bem alaranjada e sabor acentuado — quase que ainda crua.

Para chegar nesse resultado, mantenha os ovos em água fervente por 6 minutos em, no máximo, 70ºC.

Cozido

No ovo cozido clássico, tanto a clara quanto a gema são cozidas por completo e apresentam uma textura agradável. É a opção mais utilizada em receitas e para quem consome na alimentação pós-treino.

Deixe os ovos cozinharem por cerca de 10 minutos em uma temperatura entre 70ºC e 75ºC. Retire da água e deixe-os esfriar antes de descascar.

Duro

Quando o ovo cozinha por completo, de modo que a gema começa a se esfarelar, chamamos de ovo duro. Esse é um ponto bom para alguns preparos, como pasta de gemas ou ovos recheados.

Isso acontece após cerca de 12 minutos sob a água fervente e em temperaturas superiores a 75ºC.

Qual é o tempo máximo para deixar o ovo cozinhando?

Como você viu, existem até mesmo formas de utilizar os ovos cozidos que acabam passando um pouco do ponto ideal. No entanto, nem sempre é uma boa ideia manter os ovos em água fervente por muito tempo além do recomendado.

A principal consequência de deixar os ovos cozinhando por muito tempo é que as gemas podem ficar com o aspecto esverdeado. Isso acontece em razão de outra substância, que é o sulfeto de hidrogênio, também liberado pela clara. Apesar de a quantidade ser pequena, a cor mais escura certamente pode acabar comprometendo o resultado visual das receitas.

Quais cuidados devem ser tomados ao preparar ovos cozidos?

Além dos cuidados relacionados à temperatura da água e ao tempo de cozimento, há ainda outros pontos que devem ser observados para não errar na hora desse preparo. São dicas muito simples, mas que podem fazer toda a diferença para determinar se seus ovos cozidos ficarão bons ou não.

Antes de iniciar qualquer procedimento, não deixe de verificar se os ovos não estão estragados. Checar a data de validade e optar por ovos frescos e de procedência, como Ovos Mantiqueira, são etapas importantes para não ter surpresas desagradáveis.

Tenha em mente que a temperatura inicial dos ovos e até mesmo seu tamanho podem influenciar o tempo de cozimento. Caso os ovos estejam armazenados na geladeira, uma boa dica é deixá-los para fora por cerca de uma hora antes de iniciar o cozimento.

Coloque em um recipiente com água suficiente para cobrir os ovos, ao fogo, e espere iniciar a fervura. Você também pode adicionar um pouco de vinagre na água, pois isso evita que a casca rache e facilita bastante o trabalho de descascar ovo cozido.

Com a água fervendo, utilize uma escumadeira para colocar os ovos, o que impede que eles rachem nesse momento. Feito isso, é só controlar a temperatura e aguardar o tempo necessário para o resultado esperado.

Viu só como cozinhar ovo sem errar? Com as dicas que passamos ao longo deste artigo, você será capaz de fazer diferentes tipos de ovos cozidos que ficam deliciosos e garantem bons pratos, inclusive aplicá-los em receitas para quem não sabe cozinhar.

Quer receber mais dicas e matérias como essa em primeira mão? Assine a newsletter da Ovos Mantiqueira e fique por dentro de todas as novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.