como armazenar ovo cozido

Como armazenar ovo cozido? Confira os 2 passos ideais!

O ovo cozido é um preparo coringa, que pode ser utilizado para muitas finalidades, como salada de ovo, sopas, sanduíches e muito mais! Muita gente costuma até mesmo cozinhar os ovos pela manhã e levá-los de lanche para o trabalho, para o caso de bater aquela fome no meio do expediente.

Mas, afinal, como armazenar ovo cozido? É melhor mantê-los com casca ou descascados? Se essa é uma dúvida que faz parte do seu dia a dia, você veio ao lugar certo. Ao longo do conteúdo, responderemos às suas principais perguntas sobre o assunto. Boa leitura!

Como armazenar ovo cozido?

Aprender a descascar ovo cozido é muito importante, mas o armazenamento desse ingrediente é igualmente fundamental, seja com casca ou descascado. Sendo assim, trouxemos algumas dicas.

Em ambos os casos, o começo é o mesmo: assim que os ovos saírem do fogo, coloque-os em um recipiente de água fria para que resfriem rapidamente. Agora, vamos aos métodos!

1. Ovos com casca

Para armazenar ovos com casca, a dica é secá-los com um papel toalha assim que eles forem removidos do recipiente com água fria. Remova o máximo de umidade que conseguir e, depois, é só colocá-los diretamente em um pote e levar para a geladeira. Fácil e prático!

2. Ovos descascados

No caso dos ovos descascados, é necessário fazer um passo extra antes de guardá-los: cobri-los com água fria antes de levá-los à geladeira. É importante, também, se lembrar de trocar essa água todos os dias.

Quais são os cuidados necessários ao armazenar ovo cozido?

O principal cuidado envolvendo o armazenamento de ovos cozidos tem relação com o recipiente que será utilizado. É importante que ele seja de vidro e, preferencialmente, hermético. Plásticos também funcionam, mas você corre o risco de alteração no sabor dos ovos.

Outra dica importante: não armazená-los na porta da geladeira. Essa é a área que mais sofre com a variação de temperatura, já que a abrimos e fechamos diversas vezes ao dia. Prefira colocar os ovos nas partes de trás, que permanecem mais frias por mais tempo, com maior estabilidade.

Por quanto tempo o ovo cozido pode ser armazenado?

O armazenamento dos ovos cozidos com a gema dura pode ser feito, na geladeira, por até 7 dias. Se você fizer tudo de acordo com o que passamos ao longo do texto, terá ingredientes fresquinhos e deliciosos por uma semana inteira!

Ou seja: é possível preparar as refeições para e deixar as marmitas organizadas, trazendo mais praticidade ao seu dia a dia.

Para quem tem o costume de levar ovos cozidos como lanche no trabalho, saiba que eles só podem permanecer em temperatura ambiente, fora da geladeira, por um período de duas horas. Depois disso, não podem ser consumidor.

Pode guardar ovo cozido com a gema mole?

Sim. No entanto, eles só podem ficar na geladeira por no máximo 2 dias.

Gostou de descobrir como armazenar ovo cozido? Agora, você já tem informações extras sobre a melhor maneira de guardar esse tipo de preparo e garantir a segurança de toda a sua família.

Aproveite e saiba mais, também, sobre a validade do ovo em outras ocasiões. Assim, você poderá se preparar melhor, organizar a rotina de uma maneira mais eficiente e ter sempre os ovos em melhores condições para as suas receitas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.