Comer ovo todo dia

Comer ovo todo dia é saudável!

Há quem ainda acredite que comer ovo todo dia faça mal. Mas será que isso é verdade? Durante algum tempo, o alimento foi alvo de polêmicas e banido do cardápio diário de quem se preocupa com a saúde. A boa notícia é que ele já foi absolvido da fama de vilão e virou o queridinho da cozinha!

O ovo está liberado para ser consumido todos os dias, principalmente por conta de seus benefícios nutricionais e pela praticidade de uso. Mas algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como incluir o ovo na alimentação. Qual é a quantidade ideal? Pode-se comer ovos diariamente? Qual é a melhor forma de preparo?

Este post veio para ajudar você a responder a todas essas perguntas. Continue a leitura e confira!

Posso comer ovo todos os dias?

Sim, você pode comer ovo todos os dias. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Quando falamos em colesterol, logo as pessoas se assustam, por sua relação com doenças cardiovasculares. Entretanto, ele é um componente que o nosso organismo sintetiza e precisa para manter o funcionamento das células, absorver vitamina D e produzir hormônios. Dessa maneira, o colesterol em si não é um vilão, mas sim o seu consumo em excesso.

E então fica a pergunta: afinal, o ovo aumenta ou não o colesterol? A verdade é que o alimento contém uma substância chamada lecitina, que ajuda a reduzir o colesterol. Ou seja, ele já vem com um atenuante, por isso não eleva o colesterol sanguíneo, como acreditavam.

Assim, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, é possível consumir ovos diariamente, o que oferece muitos benefícios para a saúde, como mostraremos no próximo tópico. Já a quantidade de ovos que se pode comer por dia varia de acordo com o restante do cardápio e das necessidades nutricionais de cada pessoa.

Quais são os benefícios de consumir ovos todos os dias?

Os ovos são alimentos ricos em nutrientes que o nosso organismo precisa. Por esse motivo, inclui-los na alimentação diária traz muitos benefícios. Veja!

Proporciona saciedade

Por conta da sua quantidade de proteínas e gorduras boas, os ovos promovem saciedade. Isso significa que você demora a sentir fome depois que consome esse alimento. Dessa maneira, é um ótimo aliado no processo de emagrecimento, pois, consequentemente, ajuda a reduzir o número de calorias ingeridas.

Melhora o volume de massa muscular

O alto volume de massa muscular é importante não somente para quem quer ficar forte, mas para todos que desejam manter uma vida saudável e de qualidade. Isso porque uma musculatura forte e resistente promove o condicionamento físico, protege os ossos e as articulações, melhora o equilíbrio e os movimentos, além de manter um bom gasto calórico, mesmo em repouso.

Como aumentar a massa muscular? Praticando atividades físicas de força e mantendo um cardápio repleto de alimentos ricos em proteína — nutriente fundamental na reparação e construção dos músculos —, como os ovos.

E atenção a esta dica: há quem pense que as proteínas do ovo se concentram apenas na clara, mas saiba que a gema também é rica nesse nutriente!

Combate o envelhecimento precoce

Os ovos são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, como vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio. Essas substâncias diminuem a ação dos radicais livres, compostos responsáveis pelo envelhecimento precoce. Assim, consumir ovos diariamente ajuda a desacelerar o envelhecimento das células, prevenindo doenças.

Faz bem para o cérebro

gema do ovo é fonte de colina, uma vitamina do complexo B que atua na produção do neurotransmissor acetilcolina. Dessa maneira, ajuda nas funções cerebrais, como memorização e cognição. Além disso, ela é fundamental no controle da frequência cardíaca, da atividade muscular e da respiração.

Como incluir ovos na minha dieta?

Os ovos podem ser incluídos na alimentação de várias maneiras, desde o café da manhã até o jantar. Quando consumidos logo no desjejum, ajudam na saciedade, fazendo com que você sinta menos fome ao longo do dia. Por isso, quando precisar reforçar essa refeição, não hesite em comer ovos.

Você também pode acrescentar ovos em saladas e sopas. Além disso, existe uma infinidade de receitas que têm esse alimento como ingrediente principal. Na hora de montar a sua refeição, lembre-se de que três ovos substituem um bife bovino, por exemplo.

Como preparar ovos de forma saudável?

O ovo é um alimento muito versátil, pois pode ser consumido a partir de diversas formas de preparo, além de ser ingrediente de várias receitas deliciosas.

Mas sabemos que uma alimentação equilibrada é imprescindível para ter mais saúde e bem-estar. Por isso, para comer ovo todo dia, é preciso prepará-lo de forma saudável.

Abaixo, você encontrará dois modos de preparo e duas receitas práticas e saborosas à base de ovos. Confira!

1. Ovo pochê

O ovo pochê é um modo de preparo clássico, prático e elegante. Além de uma opção saudável para consumo diário, pois é feito em água quente, também é uma ótima alternativa para a composição de cardápios como entrada.

Para prepará-lo, basta quebrar o ovo em um recipiente — preservando a gema — e colocar o alimento em água quente. Com a ajuda de uma escumadeira, retire o ovo cozido antes de a água levantar fervura. Após alguns minutos, está pronto!

A receita completa, com todos os detalhes, você confere aqui.

2. Ovo frito na água

O ovo frito, um dos queridinhos dos brasileiros, também pode ser preparado de maneira saudável. Basta substituir o óleo de cozinha por água!

Para esse processo, você vai precisar de uma frigideira antiaderente. Quebre o ovo com cuidado, para não desmanchar a gema quando a panela estiver bem quente, e tempere-o como desejar. Em seguida, acrescente uma colher de água. Tampe a frigideira, aguarde alguns minutos e seu ovo frito estará pronto.

Para conhecer outras opções e conferir detalhes do preparo de ovos fritos na água, clique aqui.

3. Omelete com legumes

Omelete é um clássico do café da manhã ao redor do mundo. Além de estar presente na casa das pessoas, é a estrela do cardápio de hotéis e coadjuvante frequente em cenas de filmes e séries de TV.

O prato fica ainda mais nutritivo se combinado com os ingredientes certos, como tomate, cebola, queijo minas ou abobrinha. Está liberado usar a imaginação para agradar o paladar!

O preparo também é simples: bata os ovos em um prato e coloque a mistura em uma frigideira antiaderente. Para uma receita saudável, substitua o óleo de cozinha por um fio de azeite, óleo de coco ou um pouco de manteiga.

Além de acrescentar os ingredientes na frigideira, você também pode utilizá-los como acompanhamento. Experimente assar uma fatia de queijo coalho para comer com a omelete. Fica uma delícia!

E para conhecer mais uma opção saborosa e nutritiva, clique aqui.

4. Ovos servidos em anéis de pimentão ou cebola

Quando você tem um tempinho para cozinhar receitas mais incrementadas ou deseja inovar nos pratos preparados para você e sua família, uma boa opção é servir os ovos em anéis de cebola ou pimentão. A receita, além de super saborosa, pode integrar os cardápios servidos em ocasiões especiais.

Basta cortar a cebola ou o pimentão em formatos de anel e fritar os ovos dentro deles, com um fio de azeite ou óleo de coco. Além desses alimentos, você pode utilizar qualquer legume que possa ser cortado em formato de anel sem se desfazer no processo de fritura. O importante é que o ovo seja frito na área interna do alimento.

E para conhecer outra receita deliciosa com ovos e legumes, clique aqui.

Seja para incrementar receitas ou para consumo diário, é muito importante escolher um fornecedor de confiança e garantir a qualidade dos ovos que você incluirá na sua alimentação. Isso porque tanto a genética quanto o armazenamento adequado influenciam para que o alimento chegue sempre fresco à mesa do consumidor. Vamos falar mais disso adiante.

Ovo é tudo igual? Qual é o melhor para consumo diário?

Embora algumas pessoas acreditem que sim, saiba que os ovos não são todos iguais. As características do alimento, principalmente nutricionais, dependem da alimentação, das condições de vida e da raça das galinhas. Por isso, é tão importante saber a procedência dos ovos.

Além disso, cada tipo de ovo pode apresentar componentes importantes um pouco diferentes de um para o outro. Por exemplo, o ovo caipira tem a gema com coloração mais alaranjada, porque as aves comem frutas e outros ingredientes naturais que dão mais cor.

Sendo assim, o melhor tipo de ovo para consumo é aquele com boa procedência, como os Ovos Mantiqueira. A empresa já é consolidada no mercado há mais de 30 anos e ainda oferece uma grande diversidade em ovos, como Orgânico Caipira, Gourmet, CaipiraHappy Eggs e enriquecido em Ômega 3 — todos com benefícios que atendem a cada necessidade.

Não poder comer ovo todo dia faz parte dos mitos sobre os ovos. Agora, você já sabe que não somente pode, como deve incluir esse alimento em seu cardápio diário para obter todos os benefícios. Com a Ovos Mantiqueira, escolha preparações mais saudáveis e variadas no dia a dia.

Já conhece o Clube Mantiqueira? Aproveite que está por aqui, acesse o site, faça a sua assinatura e receba os melhores ovos em casa!

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