comer ovo todo dia

Comer ovo todo dia é saudável!

Há quem ainda acredite que comer ovo todo dia faça mal. Mas será que isso é verdade? Durante algum tempo, o alimento foi alvo de polêmica e banido do cardápio diário de quem se preocupa com a saúde. A boa notícia é que ele já foi absolvido da fama de vilão e virou o queridinho da cozinha!

O ovo já tem carta branca para ser consumido todos os dias, principalmente por causa por seus benefícios nutricionais e pela praticidade de uso. Mas algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como incluir o ovo na alimentação. Qual é a quantidade ideal? Pode-se comer ovos diariamente? Qual é a melhor forma de preparo?

Este post veio para ajudar você a responder a todas essas perguntas. Continue a leitura e confira!

Pode comer ovo todos os dias?

Sim, você pode comer ovo todos os dias. O ovo é considerado um dos melhores alimentos do mundo por conta do seu alto valor nutricional. Ele é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Quando falamos em colesterol, logo as pessoas se assustam por sua relação com doenças cardiovasculares. Entretanto, ele é algo que o nosso organismo sintetiza e precisa para manter o funcionamento das células, absorver vitamina D e produzir hormônios. Dessa maneira, o colesterol em si não é um vilão, mas o seu excesso.

Mas afinal, o ovo aumenta ou não o colesterol? A verdade é que o ovo contém uma substância chamada lecitina, que ajuda a reduzir o colesterol. Ou seja, ele já vem com um atenuante, por isso, não eleva o colesterol sanguíneo, como acreditavam.

Assim, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, é possível consumir ovos diariamente, trazendo inclusive muitos benefícios para a saúde como mostraremos no próximo tópico. Já a quantidade de ovos que se pode comer por dia varia de acordo com o restante do cardápio e das necessidades nutricionais de cada pessoa.

Quais são os benefícios de consumir ovos todos os dias?

Os ovos são alimentos ricos em nutrientes que o nosso organismo precisa. Por esse motivo, inclui-los na alimentação diária traz muitos benefícios. Veja.

Saciedade

Por conta da sua quantidade de proteínas e gorduras boas, os ovos promovem saciedade. Isso significa que você demora a sentir fome depois que consome esse alimento. Dessa maneira, é um ótimo aliado no processo de emagrecimento, pois, consequentemente, ajuda a reduzir o número de calorias ingeridas.

Melhora da quantidade de massa muscular

Uma boa quantidade de massa muscular é importante não somente para quem quer ficar forte, mas para todo mundo. Isso porque uma musculatura forte e resistente promove o condicionamento físico, protege os ossos e as articulações, melhora o equilíbrio e os movimentos, além de manter um bom gasto calórico mesmo em repouso.

Como aumentar a massa muscular? Praticando atividades físicas de força e mantendo um cardápio rico em alimentos fontes de proteínas — nutrientes fundamentais na reparação e construção dos músculos —, como os ovos. Há quem pense que as proteínas do ovo se concentram apenas na clara, mas saiba que a gema também é rica nesse nutriente.

Combate o envelhecimento precoce

Os ovos são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, como vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio. Essas substâncias diminuem a ação dos radicais livres, que são compostos responsáveis pelo envelhecimento precoce. Assim, consumir ovos diariamente ajuda a desacelerar o envelhecimento das células, prevenindo doenças.

Faz bem para o cérebro

A gema do ovo é fonte de colina, uma vitamina do complexo B que atua na produção do neurotransmissor acetilcolina. Dessa maneira, ela ajuda nas funções cerebrais, como memorização e cognição. Além disso, ela é fundamental no controle da frequência cardíaca, da atividade muscular e da respiração.

Qual é o preparo ideal para o ovo?

O ovo é um alimento muito versátil, pois pode ser consumido em diversas maneiras de preparo, além de ser ingrediente de várias receitas deliciosas. Sabemos que uma alimentação equilibrada é imprescindível para ter mais saúde e bem-estar e, por isso, para comer ovos todo dos dias, é preciso optar por prepará-lo de forma saudável. Confira algumas sugestões:

  • cozido;
  • poché;
  • frito em pouco azeite de oliva extravirgem ou manteiga;
  • omelete com legumes;
  • omelete com queijo;
  • ovos benedict;
  • ovos nuvem;
  • ovos mexidos.

Como incluir os ovos na minha dieta?

Os ovos podem ser incluídos na alimentação de várias maneiras, desde o café da manhã até o jantar. Quando consumidos logo no desjejum, ajudam na saciedade, fazendo com que você sinta menos fome ao longo do dia. Por isso, quando precisar reforçar essa refeição, não hesite em comer esse alimento.

Você pode acrescentar ovos nas saladas e sopas. Além disso, existe uma infinidade de receitas que têm o ovo como ingrediente principal. Na hora de montar a sua refeição, lembre-se de que três ovos substituem um bife bovino, por exemplo.

Ovo é tudo igual? Qual é o melhor para o consumo diário?

Embora algumas pessoas acreditem que sim, saiba que ovo não é tudo igual. As características do alimento, principalmente nutricionais, dependem da alimentação, das condições de vida e da raça das galinhas. Por isso, é tão importante saber a procedência dos ovos.

Além disso, cada tipo de ovo pode apresentar componentes importantes um pouco diferentes do outro. Por exemplo, o ovo caipira tem a gema com coloração mais alaranjada porque as aves comem frutas e outros ingredientes naturais que dão mais cor.

Sendo assim, o melhor tipo de ovo para se consumir são os que têm boa procedência, como os Ovos Mantiqueira. A empresa já é consolidada no mercado há mais de 30 anos e ainda oferece uma grande diversidade em ovos, como Orgânico, Gourmet, Caipira, Happy Eggs e enriquecido em Ômega-3 — cada um com benefícios que atendem a cada necessidade.

Não poder comer ovo todo dia faz parte dos mitos sobre os ovos. Agora, você já sabe que não somente pode, como deve incluir esse alimento em seu cardápio diário para obter todos os benefícios. Com a Ovos Mantiqueira, escolha preparações mais saudáveis e variadas no dia a dia.

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