cheesecake japonês

Macio e fofinho: conheça o cheesecake japonês feito com ovos

Quem é fã de doces vive em busca de novas receitas para provar. Além das gostosuras brasileiras, uma boa tática é explorar a gastronomia internacional e experimentar sabores e texturas diferenciados. Nesse sentido, vale conhecer o famoso cheesecake japonês.

Considerado como uma versão inovadora do prato americano — com base de biscoito, um belo creme cream cheese e a clássica cobertura preparada com geleia de frutas vermelhas —, a versão japonesa é mais macia e visualmente “fofinha”. Por essas e outras, muitas pessoas chamam a sobremesa de “bolo nuvem”.

Ao caminhar pelas ruas de Tóquio ou de qualquer outra cidade japonesa, você não terá dificuldade alguma para encontrá-la. Porém, aqui no Brasil, pode não ser tão fácil assim. Por isso, a melhor solução é descobrir como preparar essa iguaria em casa e conquistar os mais diferentes paladares. Que tal?

Neste post, vamos compartilhar com você um pouco mais a respeito da história do cheesecake japonês, assim como as particularidades de uma das maiores receitas com ovos ao redor do mundo. Confira!

Conheça a história do cheesecake japonês

O cheesecake japonês é bem diferente do americano. Nele, a massa é bem similar à de um bolo aerado, e as claras dos ovos são batidas até que se transformem em um merengue. Somente após essa etapa é que o cream cheese é adicionado. Por isso, o gosto do queijo é leve e discreto, deixando a massa molhadinha e sem pesar.

Entretanto, o que pouca gente sabe é que a origem de ambas as tortas não é americana, tampouco japonesa: é grega. Isso mesmo! De acordo com os registros históricos, a sobremesa foi servida em terras gregas ainda durante a realização dos Jogos Olímpicos de 776 a.C, na Ilha de Delos.

A popularização ocorreu após a conquista do Império Romano, quando a torta passou a ser assada, e os franceses adaptaram a receita, incluindo outros ingredientes, como o requeijão e o açúcar.

Embora seja um prato típico do Ocidente, a verdade é que essa delícia também conquistou o Oriente, mais precisamente o Japão. Lá, é possível encontrar também outras versões do cheesecake, com diversos tipos de gelatinas e queijos. Algumas delas, inclusive, dispensam a ida ao forno. Bem interessante!

Descubra quais são os ingredientes para fazer o bolo nuvem

Na tradução livre para o português, cheesecake quer dizer “bolo de queijo”. Logo, não poderia ser diferente: o seu principal ingrediente é mesmo o queijo. E como existem muitas versões da receita, é normal que as pessoas usem diferentes tipos de queijo em seus preparos.

Entre eles, destacamos a ricota, o cottage e o Neufchâtel. Hoje em dia, porém, o mais utilizado é o cream cheese — um produto encontrado tranquilamente em qualquer supermercado.

Quer saber como preparar essa gostosura de cheesecake japonês? Para isso, é necessário separar os ingredientes próprios para a receita. Anote tudo!

  • 8 Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 1/2 xícara de leite integral;
  • 1/2 xícara de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara de manteiga;
  • 1,5 xícara de queijo;
  • 1 limão, de preferência, siciliano;
  • 1,5 xícara de açúcar refinado;
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho;
  • água morna.

Veja o passo a passo para fazer essa delícia da culinária japonesa

Assim que separar os ingredientes para essa receita incrível, chega o momento de aprender como preparar o seu bolo nuvem. Adiantamos: o processo é simples, mas exigirá cuidado e atenção em cada uma das etapas. Vamos lá!

Passo 1

Separe a gema dos Ovos Mantiqueira das claras. É importante não descartar nenhuma delas, mas reservá-las em recipientes diferentes.

Passo 2

Em seguida, raspe a casca de um limão e reserve também. Com o mesmo limão, retire o seu suco e guarde.

Passo 3

Comece a bater a clara. Para essa receita, a dica é não deixar o ingrediente chegar ao ponto de “neve”, mas bem próximo de uma espuma. Feito isso, acrescente metade do açúcar e continue batendo até que a mistura obtenha o ponto de merengue. Nesse processo, você pode utilizar um fouet ou, se quiser mais praticidade, substitua o utensílio por uma batedeira.

Passo 4

Em paralelo, coloque o cream cheese em um bowl e leve o recipiente ao banho-maria em água morna. Lembre-se de mexer muito bem enquanto o ingrediente derrete.

Passo 5

Quando o cream cheese dissolver, acrescente aos poucos as gemas. Esse processo deve ser feito ainda em banho-maria, sempre mexendo a mistura.

Passo 6

Derreta a manteiga e despeje. Acrescente a farinha de trigo devidamente peneirada e o que sobrou do açúcar. As raspas de limão, assim como o suco, devem ser adicionadas por último.

Passo 7

Retire o bowl do banho-maria e, lentamente, adicione o merengue à sua mistura de gemas, pois assim ela será muito bem absorvida.

Passo 8

Já em uma forma revestida com papel-manteiga, coloque a mistura e leve a massa ao forno, também em banho-maria. Por isso, será preciso colocar a assadeira em um recipiente maior e com água.

Passo 9

É preciso manter a massa no forno a 160 ºC por, em média, 1 hora e meia. Quando a superfície do bolo nuvem estiver douradinha, é hora de retirar a sobremesa do forno ainda quente.

Com tudo pronto, basta experimentar esse maravilhoso doce de ovos e queijo. Ele fica ótimo quando servido com café, sucos naturais ou qualquer outra bebida de seu gosto. Aliás, essa opção é extremamente versátil e pode estar presente em diferentes ocasiões: um almoço de família no fim de semana, um chá da tarde com as amigas, um churrasco com a galera do trabalho e, inclusive, um aniversário infantil.

Se quiser inovar, também é possível preparar algumas receitas de caldas diferenciadas e aplicar sobre a massa quando estiver pronta. Pode ser de frutas vermelhas, maracujá ou até ganache de chocolate. É só usar a criatividade.

Não se esqueça de sempre utilizar ingredientes de altíssima qualidade em sua receita de cheesecake japonês, especialmente os ovos. Caso você não saiba onde adquirir produtos de boa procedência, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer o trabalho da Ovos Mantiqueira. Será um prazer ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.