chalaza do ovo

O que é a chalaza e para que ela serve?

Sabe quando você abre o ovo e encontra aquele fio branco e espesso, que não parece fazer parte nem da gema e nem da clara? Você costuma retirá-lo? Essa é a chalaza do ovo, e se a sua resposta à pergunta anterior foi sim, saiba que existem bons motivos que vão convencer você a não descartá-la mais.

O ovo é completo, versátil e muito nutritivo, e tudo o que faz parte de sua estrutura tem uma função específica no todo. A chalaza, somada a todos os outros elementos, ajuda a formar esse superalimento proteico.

Quer saber como? Preparamos este artigo para acabar com todas as dúvidas sobre o assunto. Confira o que é a chalaza e para que serve, e quais são os principais mitos e curiosidades!

O que é chalaza?

A chalaza ou calaza, como também é chamada, é o nome dado a uma das partes que constituem a anatomia do ovo. É aquela estrutura em forma de fio — de aparência esbranquiçada e textura entre gelatinosa e densa — que costuma gerar muita confusão entre as pessoas, principalmente, na hora de decidirem por inclui-la, ou não, nas preparações com ovo.

Apesar do aspecto um pouco diferente, e que se sobressai em meio à gema e à clara, a chalaza não é um elemento incomum e, tampouco, inusitado dentro do ovo. Pelo contrário! É parte natural do alimento e todos os ovos devem contar com ela em seu interior.

Como é a estrutura do ovo?

Tudo que compõe o ovo tem uma função e faz parte de um conjunto harmonioso da proteína. Cada elemento, em si, é responsável por trazer determinados nutrientes, proporcionar proteção ao alimento e, ainda, oferecer condições favoráveis no caso de uma evolução do processo embrionário.

A começar pela casca do alimento que, apesar de não ser comestível, contém muito cálcio e garante que todo o conteúdo proteico seja protegido, até o consumo. Muita gente usa até como um rico adubo para as plantas!

Na clara, é onde encontramos a maior quantidade de proteína — a famosa albumina —, além de vitaminas, como a B5, B2 e B12 e nutrientes e minerais extras, como o ferro. A clara é composta, também, de muita água, e toda essa composição gelatinosa é protegida por uma membrana interna, que fica colada à casca do ovo.

A chalaza está, de maneira mais específica, na clara. No entanto, é uma estrutura separada e está vinculada diretamente à gema, como explicaremos melhor, abaixo. Podemos dizer que faz parte tanto de uma quanto de outra, apesar de ter um funcionamento próprio.

Já na gema é onde ficam as vitaminas A e D, além de selênio. Algumas pessoas costumam tirar essa parte para consumir os ovos, acreditando que não tenha valor nutritivo. Porém, como podemos ver, essa não é uma realidade.

Quais as propriedades da chalaza e sua função?

A função dos fios brancos — na verdade, são dois em cada ovo — é formar uma sustentação para a gema. Saindo de uma extremidade à outra, a chalaza fornece um suporte para que a gema consiga estar sempre centralizada e estável. Você nunca se perguntou por que é que ela não se desfaz quando ainda está líquida, antes de quebrarmos a casca?

Para entender melhor, temos que considerar que, além de ser um superalimento, é a partir do ovo que ocorre a evolução embrionária das aves. É por meio da gema, em específico, que acontece esse desenvolvimento.

Para isso, a natureza, muito sábia, providenciou uma maneira de manter a gema fixa e longe dos impactos que a casca poderia proporcionar, garantindo o máximo de proteção nesse processo natural, caso ele ocorra. Agora, do ponto de vista nutricional, por se tratar de um complemento a toda a estrutura do ovo, a chalaza tem tantas proteínas e nutrientes quanto as outras partes do alimento.

Portanto, ao retirá-la de suas preparações, você diminui um pouco o valor nutritivo total. Então, já sabe: na próxima vez que for cozinhar o ovo ou prepará-lo da sua maneira preferida, pode usar a chalaza sem medo de ser feliz!

Por que a chalaza é importante para a integridade do ovo?

Logo no começo deste texto, ressaltamos que todos os ovos para consumo devem contar com a chalaza, certo? Agora, vamos compreender melhor o motivo dessa afirmação e por que é importante sempre verificar esse aspecto, antes de consumir os ovos.

Por se tratar de uma das estruturas naturais do ovo e que fornece estabilidade e proteção à gema, encontrar o filamento branco ao abrir a casca do alimento é indicativo de que o ovo está fresco e próprio para utilização.

Ou seja, quando não existe mais a chalaza e, por isso, a gema se desintegrou, considere que a proteína já não está tão fresca. Isso ocorre porque, com o passar do tempo, a estrutura perde sua força e função.

Quais são os mitos sobre a chalaza?

Apesar de ser um dos alimentos mais comuns e acessíveis, nem todos conhecem bem a estrutura do ovo. Isso gera inúmeras dúvidas e faz aflorar a imaginação coletiva, na hora de explicar o que é cada coisa.

Quem nunca ouviu falar que a parte branca dentro do ovo é, na verdade, um cordão umbilical? Ou, ainda, que seria a substância com material genético do galo? Há quem diga, até mesmo, que a estrutura fibrosa causa um cheiro desagradável na proteína!

Mas a realidade é que você não precisa se preocupar, pois essas explicações são apenas mitos. São falsas, como a ideia de que é necessário lavar o ovo antes de guardá-lo na geladeira, ou que, ainda, nem é preciso refrigerá-lo.

Então, conseguiu entender melhor o que é e para que serve a chalaza do ovo? Agora, quando abrir o alimento, pode olhar para o filamento branco e ter certeza de que vai consumir muita proteína! Além disso, se quiser confirmar se o seu superalimento está realmente fresco, íntegro e bom para o consumo, pode contar com a chalaza para garantir essa questão.

Quer saber uma forma infalível para receber em sua casa ovos superfrescos e de ótima qualidade? Então, conheça o nosso Clube Mantiqueira!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.