casquinhas de ovos pintadas

4 dicas para fazer ovos de galinha pintados para a Páscoa

A Páscoa está chegando e, com ela, sentimos o desejo de presentear nossos familiares e amigos para aproveitar momentos incríveis. Fora o chocolate, existem outros símbolos tradicionais e repletos de significados.

Além de ser charmosa e ajudar na decoração do ambiente, essa criação carrega o significado cristão de nascimento, renovação, fertilidade e ciclo de vida. Para quem não sabe, há décadas as pessoas têm o costume de fazer ovos de galinha pintados para Páscoa, como uma forma de intensificar a proposta de tal data comemorativa e, de quebra, manter os convidados encantados com a celebração. As crianças, por exemplo, adoram!

E dependendo do seu tipo de recepção, é possível presentear os convidados com ovos pintados e recheados. Demais, né? Por isso, trouxemos um compilado de dicas e truques para que você coloque essa ideia em prática e faça com que a sua comemoração este ano, em casa, seja inesquecível. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

1. Prepare a casquinha

O primeiro cuidado é saber se o ovo está bom e preparar as casquinhas. A princípio, pode até parecer que estamos falando de um processo complicado, mas acredite — o passo a passo é mais simples do que você imagina. Nesse caso, você precisará pegar o ovo e lavá-lo delicadamente para remover qualquer resíduo da superfície. Com tudo pronto, siga as etapas abaixo:

  • com a ajuda de um objeto pontiagudo, realize um pequeno furo em cada ponta do ovo;
  • do lado da base do ovo, lasque a casca com um objeto de ponta ou utilizando os dedos;
  • depois, introduza, com o máximo de cuidado, o objeto ou o dedo no furinho e comece a recortar o local. Você deverá cortar um círculo pequeno, para que a clara e a gema saiam rapidamente. Um truque bacana é assoprar o outro furinho para que o conteúdo seja expelido com mais rapidez;
  • assim que a gema e a clara forem retiradas, lave novamente o local. Não esqueça de aproveitar o conteúdo dos ovos para preparar uma receita deliciosa!
  • se possível, considere ainda higienizar o ovo adicionando um pouco de álcool em seu interior. Deixe secar em um ambiente com sombra. 

2. Escolha um tema

Agora, chega a hora de “colocar a mão na massa” e fazer com que as suas casquinhas ganhem um visual diferenciado — e bem colorido. A parte boa é que existem várias cores e materiais disponíveis no mercado, o que facilita a produção dos seus ovinhos.

Antes de tudo, uma ótima recomendação é definir um tema para a sua pintura. Tudo dependerá do seu estilo e da temática da recepção. Veja alguns exemplos: 

  • desenhos florais; 
  • desenhos de animais; 
  • listras; 
  • bolinhas; 
  • desenhos geométricos, entre outros. Deixe a sua criatividade falar mais alto!

3. Use materiais diversos para decorar

Como foi dito, há vários produtos que podem ser aplicados nas cascas dos ovos para deixá-las mais atrativas e até divertidas. Você pode escolher dentre os itens mais indicados para realizar os desenhos desejados, ou, então, aqueles de fácil acesso, que podem ser tranquilamente encontrados em sua casa. 

Os mais utilizados do momento são esmaltes coloridos e tinta guache. O segredo é investir em cores bem chamativas, que se destaquem na superfície do ovo. Vermelho, azul royal, amarelo, verde, laranja e rosa são algumas delas. 

Em paralelo, há também o glitter, que pode ser aplicado sobre o esmalte para garantir um brilho extra na produção. Caso queira ainda mais praticidade, prefira utilizar a popular cola glitter, ela consegue aderir bem e promove um efeito fantástico. 

Fora isso, temos outros elementos charmosos, que podem ser empregados conforme sua imaginação. Aqui, destacamos as fitinhas de cetim, as lantejoulas e, até mesmo, algumas pedrinhas e pérolas. No entanto, tais elementos exigem o uso de cola quente ou outros fixadores potentes. 

4. Aproveite para rechear os ovos de galinha pintados para Páscoa

Assim que os seus ovos pintados estiverem prontos, você já pode recheá-los com um delicioso chocolate ao leite. Ou seja, além de comer ovo todo dia nas refeições, você pode aproveitar a estrutura do alimento para garantir sobremesas maravilhosas. Para tanto, vale a pena apostar em uma rápida — e eficiente — receita de ganache. Vamos lá? 

Você vai precisar de:

  • 350 gramas de chocolate amargo;
  • 1/4 de xícara de chá de creme de leite fresco;
  • 1 colher de sopa de rum ou conhaque (opcional).

Modo de preparo

  • Pegue uma panela com um pouco de água e leve ao fogo médio até ferver. Esse recipiente servirá como base para o seu banho-maria;
  • em um bowl, corte o chocolate e o transfira para uma tigela de vidro. Depois, coloque o recipiente sobre a panela com água e diminua o fogo. De tempos em tempos, vá mexendo o chocolate com uma espátula para que ele derreta bem;
  • tenha cuidado para que a água da panela não encoste no fundo da tigela. Somente o vapor de calor já é suficiente para fazer com que o chocolate derreta; 
  • retire a panela do fogo e, em seguida, adicione o creme de leite. Se preferir, também é possível colocar rum ou conhaque. Mexa bem até que a mistura ganhe uma textura lisa e homogênea; 
  • por fim, coloque a ganache em um saco de confeiteiro e comece a rechear as casquinhas de ovos pintadas. Não deixe de realizar esse processo com muito cuidado e atenção para que nenhuma casca quebre ou rache;
  • é interessante levá-las para a geladeira e deixá-las firmar por, no mínimo, duas horas.

Já para comer a ganache, basta utilizar uma colher pequena. Se sentir a necessidade, também é possível ir quebrando a casca aos poucos, até alcançar o recheio. Sem dúvida, os pequenos — e os crescidos — vão adorar!

Caso você não queira rechear os ovos com ganache, tudo bem! Como alternativa, é possível substituir tal receita por guloseimas pequenas.

Balinhas, confetes de chocolate e minichicletes estão nessa lista. Depois, vale fechar o ovo com uma bela embalagem ou adicionar um adesivo bem bonito no furinho.

Viu só? Com esse passo a passo, temos certeza de que as suas casquinhas de ovos pintadas ficarão perfeitas e prontas para tornar qualquer celebração de Páscoa ainda mais especial. 

Não esqueça: ao recheá-las e embalá-las adequadamente, ainda será possível presentear a família ou qualquer outra pessoa querida.

Se você gostou das nossas dicas, aproveite para conferir mais receitas em nosso e-book especial da Páscoa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.