10 benefícios da casca de ovo nas plantas

10 benefícios da casca de ovo nas plantas. Confira!

Colocar casca de ovo nas plantas é uma medida caseira para enriquecer o solo com cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes, quando a casca é transformada em farinha, são rapidamente absorvidos pelo solo, e trazem inúmeros benefícios para flores, vegetais e frutos.

Você também pode combinar a aplicação da farinha com outros nutrientes, fazendo um mix de adubos naturais. Tudo isso fará sua plantinha crescer de forma mais saudável e resistente ao clima e às pragas.

Neste post, fizemos um resumo sobre como utilizar esse adubo natural e quais são os seus benefícios. Continue a leitura e confira!

Quais são as propriedades da casca do ovo?

A casca de ovo nas plantas é aplicada como farinha, e contém três nutrientes principais: cálcio, potássio e magnésio. Aliás, o cálcio é o maior destaque, alcançando 2.400mg, que dá cerca de oito vezes mais que um copo de leite.

Sua aplicação na forma de farinha de casca de ovo acontece para que o solo absorva rapidamente a mistura. Assim, não dependemos da decomposição da casca, que pode levar bastante tempo.

Como é possível usá-las no jardim?

O ovo traz diversos benefícios para as pessoas: você pode descobrir uma função do ovo no pão, como fazer uso da clara do ovo que sobrou e sua importância na construção de uma dieta balanceada. Nas plantas, não é diferente, graças à quantidade de cálcio presente na casca.

Esse é um nutriente indispensável para as plantas crescerem bem, além de reduzir o PH, que é a acidez do solo. Logo, podemos aplicar de diferentes formas.

Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.

A jardinagem com casca de ovo pode ser feita nos vasos ou diretamente no solo. Tanto na planta no potinho quanto no terreno, é importante fazer um mix com outros nutrientes, aplicando uma adubagem balanceada. 

Por que usá-las no jardim?

O uso dos adubos é muito importante para que o solo permaneça rico em nutrientes. Afinal, nos jardins urbanos e nas plantas em potes e vasos, muitas vezes, a reposição natural não é suficiente para que a sua planta cresça saudável.

Por isso, precisamos compensar a falta de nutrientes, e isso pode ser feito com soluções caseiras, sem o uso de produtos químicos. Farinha de casca de ovo, borra de café, casca de vegetais são alguns adubos naturais que você pode utilizar no jardim, sem medo. Aliás, a mistura deles é o ideal.

Quais são as vantagens de aproveitar a casco de ovo no jardim?

Todas as partes do ovo têm nutrientes para os seres humanos e podem fazer parte da nossa dieta, sendo um alimento de baixa caloria. No caso das plantas, também vemos uma série de benefícios. Confira 10 vantagens!

1. Preparar um solo adequado para planta

Para cuidar bem da sua planta, você pode pesquisar sobre o solo ideal para que ela cresça de maneira saudável. Depois disso, é mais fácil preparar a terra com os nutrientes mais indicados, dosando a quantidade de casca de ovo, borra de café e cascas de vegetais etc.

2. Ser 100% natural

A casca de ovo tem a vantagem de ser natural. Muitas vezes, não desejamos usar produtos químicos ou eles podem fazer mal à saúde. Os adubos naturais são uma excelente alternativa.

3. Reaproveitar os alimentos

Colocando casca de ovo nas plantas, você dá uma finalidade para um resíduo, em vez de jogá-lo fora. Logo, aproveita melhor o alimento e evita desperdícios.

4. Fazer a manutenção da terra

Além do preparo inicial, a planta vai consumir os nutrientes do solo, e você pode utilizar a casca de ovo para fazer a manutenção. Ao aplicar periodicamente, conseguimos manter uma excelente qualidade da terra.

5. Ter fácil aplicação

A aplicação da casca de ovo nas plantas é bastante simples, pois só é preciso espalhar o nutriente sobre o solo. Além disso, não é há necessidade de usar nenhuma luva ou proteção, pois você não estará manuseando um produto químico.

6. Economizar dinheiro

Os adubos caseiros e naturais são feitos com alimentos que já temos na dispensa e evitam a necessidade de comprar adubos prontos. Logo, também são uma forma de você economizar.

7. Fortalecer a planta

O cálcio atua na parede celular da planta, fortalecendo a estrutura. Além disso, favorece o crescimento da raiz e desenvolvimento das flores, vegetais, ervas e frutos.  

8. Melhorar o nascimento das plantas

O solo preparado com farinha de casca de ovo facilita a germinação, devido à presença do cálcio. Assim, você terá mais chances das sementes se tornarem plantas e terem um desenvolvimento saudável.

9. Desenvolver as folhas e caule

O magnésio e o potássio auxiliam a síntese de proteínas. Além disso, atuam na construção das folhas e caule, melhorando o aspecto das plantas.

10. Ver o crescimento saudável

Com a aplicação de casa de ovo, você verá as flores, frutos e vegetais mais bonitos e saudáveis. O solo rico em nutrientes é essencial para o crescimento e a resistência das plantas, e você pode fazer em casa os adubos para cuidar bem delas.

Como colocar a casca de ovo nas plantas?

O segredo de como colocar casca de ovo nas plantas é fazer a farinha e saber dosar conforme o tipo de solo necessário. Veja o passo a passo!

Limpe as cascas de ovos

Para começar, separe as cascas de ovos, lavando bem para retirar os resíduos, e deixe secar. Quando juntar várias delas, podemos preparar a farinha.

Leve as cascas ao forno

As cascas devem ser quebradas em partes menores e levadas ao forno, em fogo baixo. 15 minutos são suficientes para transformar as cascas em farinha.

Triture a farinha

Depois, é só esperar esfriar e triturar a mistura no liquidificador. Também dá para quebrar os pedaços à mão com amassador, soquete, parte de trás da faca etc.

Pesquise sobre a sua planta

A seguir, pesquise qual é o solo ideal para sua planta. Se for mais ácido, vamos colocar entre meia e uma colher de chá na vasilha. Caso seja alcalino ou neutro, pode colocar de duas até três colheres.

Misture com outros adubos naturais

A casca de ovo é rica em cálcio e contém potássio e magnésio. Além dela, vale a pena fazer o mix com borra de café, casca de banana ou casca de outros vegetais.

Faça a manutenção

O ideal é aplicar os adubos naturais a cada 30 dias. Assim, você compensa os nutrientes que foram consumidos pela planta ou que foram perdidos, mantendo um solo adequado.

Viu só? É bem fácil usar a casca de ovo nas plantas e são muitos os seus benefícios. Aliás, a farinha também é recomendada para o consumo humano, pois nós podemos nos beneficiar dos seus nutrientes. Então, ela pode ser aproveitada de diferentes maneiras.

Se quiser aprender mais sobre como ter uma alimentação saudável e os diferentes benefícios do ovo, assine a nossa newsletter e receba nossas dicas no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.