casca de ovo

Conheça as diversas possibilidades de utilização da casca de ovo

Que o consumo do ovo é recheado de benefícios, nós sabemos, certo? Além de seu preço em conta, ele é um alimento completo e de uso versátil. Mas você sabia que é possível aproveitá-lo por inteiro — incluindo a casca de ovo?

É isso mesmo! Ao comprar esse item, você garante muito mais do que apenas as suas refeições. Neste artigo, vamos apresentar diferentes formas de aplicação da casca do ovo, garantindo que você conheça as vantagens de seu uso e otimize o seu dia a dia!

Portanto, se você deseja conferir as várias possibilidades que esse item oferece, prossiga com sua leitura!

Quais são as diversas formas de utilizar a casca de ovo?

Do plantio ao prato, é possível perceber a presença dos ovos em todos os ciclos alimentícios do nosso dia a dia. Eles estão no ovo pochê, nos bolos e pães, nas saladas, no cocotte de ovo, entre outras receitas.

Além de todas essas funções, é interessante saber que o reaproveitamento das cascas desse item é mais que possível e ajuda você a colocar em prática ações de sustentabilidade. Confira, a seguir, as principais opções nesse sentido.

Criar uma farinha

Seja na hora de se alimentar, seja na criação de cosméticos e itens ideais para sua pele, a casca do ovo vai ajudar você. Ao transformá-la em farinha, ela ganha dezenas de funções! Para isso, é preciso seguir esses passos:

  • toda vez que você consumir seus ovos Mantiqueira, guarde as cascas. Lave seu interior, de modo a remover quaisquer resíduos. A membrana interna pode ser mantida;
  • após reunir uma quantidade suficiente, mergulhe as cascas em água fervente e esterilize-as;
  • posicione-as em um local arejado até que estejam completamente secas;
  • em seguida, coloque-as no forno, na menor temperatura e por cerca de 10 minutos. Esse passo ajudará na criação do item;
  • moa o conteúdo, usando um liquidificador, moedor de café ou processador de sua preferência.

Está pronta a sua farinha de casca de ovo. Misture-a aos alimentos, aos cremes caseiros e às hidratações capilares, de modo a garantir seus benefícios!

Fazer skin care

Agora que você sabe que sua farinha de casca de ovo é passível de ser usada em cosméticos caseiros, que tal descobrir algumas receitas exclusivas? Confira duas opções:

  • misture três colheres de sopa da casca de ovos Mantiqueira com uma clara. Aplique a máscara no rosto limpo e aguarde cerca de 15 minutos. Essa mistura ajuda a fechar os poros, minimiza a oleosidade e traz firmeza à pele;
  • misture a borra do seu café matinal com quatro colheres da farinha da casca do ovo. Aplique no corpo, durante o banho, com movimentos circulares. Enxágue e finalize o cuidado com um óleo 100% vegetal.

Adubar

Outra grande utilidade da casca do ovo é seu uso em forma de adubo. Rica em cálcio, ela permite que esse mineral seja reposto na terra. Ele é retirado, por meio da raiz, pela planta — o que pode causar um deficit em seu crescimento e, até mesmo, o aparecimento de doenças.

Além de corrigir o solo, as cascas são excelentes repelentes. Caso decida utilizá-las dessa maneira, não é preciso passar por todo o processo de transformá-la em farinha. Simplesmente, triturá-las será suficiente.

Germinar plantas em vaso

Reaproveitar as cascas é, além de interessante à pele e às plantas, uma excelente forma de promover a sustentabilidade. Afinal, essa atitude reduz a quantidade de lixo e anda de mãos dadas com a produção natural desse riquíssimo alimento. Uma excelente maneira de fazer isso é por meio do uso do item como sementeira.

Nesse momento, separe metade da casca de um ovo. Encha-a de terra e deixe um buraco pequeno na superfície. Coloque sua semente e cubra o espaço com dois centímetros de terra. Assim que ela germinar, transfira a planta para um vaso e use a casca no formato de adubo.

Enfeitar espaços em datas comemorativas

Retomando o conceito de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, é possível usar as cascas como decoração. Seja na criação de velas, com a ajuda dos óleos essenciais, seja na Páscoa, em forma de ovos de chocolate, o importante é deixar a criatividade fluir.

Você pode, por exemplo, pintar as cascas quebradas nas suas cores favoritas e recheá-las com bombons em datas comemorativas! Além disso, é possível criar diversas brincadeiras festivas e divertidas com as crianças, escondendo as peças recheadas e pedindo que encontrem.

Arear panelas

As esponjas de aço são muito úteis. Contudo, além de causar alguns danos à natureza, nem sempre estão disponíveis. Que tal substituí-las pela casca do ovo? Para isso, basta esfregá-las, após a trituração, nos restos de comida que ficam grudados no fundo do recipiente. Em poucos minutos, ele estará brilhante e limpo!

Percebe quantas utilidades esses itens trazem ao dia a dia? Agora que você as conhece, não jogue a casca desse superalimento no lixo. Aproveite-a nas diversas funções apresentadas e contribua para um mundo mais limpo e sustentável!

Onde comprar ovos de qualidade?

Rico em vitaminas e minerais, capaz de saciar qualquer fome, versátil, acessível, amigo do emagrecimento… São muitas as vantagens dos ovos. Contudo, elas não são garantidas por meio de qualquer ovo. É preciso escolher a marca certa, alinhada ao seu estilo de vida e que agrega benefícios ao alimento.

A Ovos Mantiqueira têm, em seu DNA, o pioneirismo e a inovação. Seus ovos especiais contam com carimbo na casca, o que representa um grande diferencial na marca e no produto. A tinta é comestível, atóxica, não faz mal e pode ser consumida normalmente.

Além disso, alguns de seus produtos contam com o selo de certificação de produto orgânico do IBD e o de Bem-Estar Animal da Certified Humane Brasil. Dessa maneira, o acesso aos elementos positivos desse rico alimento é garantido — da casca à refeição.

A casca de ovo é, assim como seu conteúdo, um item extremamente versátil e útil ao dia a dia. Com as dicas deste artigo em mente, não deixe de apostar na sua criatividade e aproveitar todos os diversos modos de uso apresentados! Assim, você simplificará seu cotidiano e contribuirá com um futuro próspero para o planeta.

Este conteúdo é bastante rico em informações e capaz de fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Sabendo disso, não deixe de levar os conhecimentos adquiridos adiante e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.