Cardápio para vegetariano por que o ovo pode ser grande aliado

Cardápio para vegetariano: por que o ovo pode ser grande aliado?

Engana-se quem pensa que o cardápio vegetariano é monótono. Na verdade, a riqueza de vegetais é imensa, trazendo numerosas possibilidades de pratos saudáveis e saborosos. Além disso, dependendo de qual tipo de vegetarianismo a pessoa segue, é possível acrescentar ovos na alimentação.

Os ovos podem ser grandes aliados, acrescentando sabor, nutrientes e versatilidade no dia a dia do vegetariano. Pensando nisso, resolvemos trazer este post para explicar mais sobre o vegetarianismo e como os ovos podem ser incluídos nessa alimentação.

Para saber mais, basta continuar a leitura. Vamos lá?

Quais são os tipos de vegetarianismo?

Antes de entender por que o ovo pode ser um grande aliado no cardápio vegetariano, é interessante conhecer os tipos de vegetarianismo. Afinal, o assunto pode causar dúvidas em quem ainda não está totalmente esclarecido. Essa alimentação pode ser classificada como:

  • ovolactovegetariano: consome vegetais, ovos, leite e derivados;
  • ovovegetariano: consome vegetais e ovos;
  • lactovegetariano: consome vegetais e leite;
  • vegetariano estrito: não consome qualquer alimento de origem animal, inclusive mel.

Além disso, é interessante saber que o vegetarianismo difere do veganismo. Enquanto o primeiro tem a ver com a alimentação, o segundo é um estilo de vida cujo consumo de qualquer alimento ou produto (vestuário, higiene etc.) de origem animal é excluído. Sendo assim, todo vegano é vegetariano estrito, mas nem todo vegetariano estrito é vegano.

Como o ovo pode ser um grande aliado?

Sabendo mais sobre os tipos de vegetarianismo, é o momento de saber como o ovo pode ser um grande aliado no cardápio vegetariano. Como os vegetarianos não consomem nenhum tipo de carne, uma das principais fontes de proteínas, eles devem recorrer a outros alimentos proteicos para suprir as necessidades diárias do nutriente.

Entre os vegetais, as leguminosas são a espécie que contém a maior fonte de proteínas. No entanto, elas não se comparam ao ovo em relação ao aproveitamento do nutriente pelo organismo. Os ovos têm alto valor biológico, superando até mesmo as carnes.

Isso significa que suas proteínas são quase todas aproveitadas pelo corpo, ajudando a suprir as necessidades proteicas de maneira mais eficiente. Além disso, os ovos apresentam outros nutrientes muito importantes para o organismo, como a vitamina B12, que não é encontrada nos vegetais.

Essa vitamina é importante, pois participa da produção das células sanguíneas e atua diretamente no sistema nervoso, auxiliando na formação dos neurônios. Dessa maneira, pessoas com dietas vegetarianas estritas devem consumir suplementos para não ter falta desse nutriente. No entanto, o vegetariano que inclui ovos no cardápio não precisa suplementar.

Por fim, mas não menos importante, os ovos são muito versáteis, fáceis de preparar e de baixo custo. Com eles é possível fazer sopa de ovo, omeletes, sanduíches, bolo fitness e muito mais!

Assim, você pode incluí-los desde o café da manhã até o jantar, pois sempre é possível encontrar uma maneira de prepará-lo em cada refeição. Desse modo, seu custo-benefício é ótimo, especialmente, em relação a outras fontes de proteínas.

Como montar cardápio para vegetarianos?

Agora que você já sabe como os ovos podem ser aliados no cardápio vegetariano, é a vez de entender como montar um cardápio incluindo ovos. A seguir, confira algumas sugestões!

 Café da manhã

Já ouviu falar que o café da manhã é a principal refeição do dia? Isso porque o organismo passou horas em jejum e precisa receber os nutrientes para ter energia para encarar o dia. Portanto, é importante fazer um preparo que inclua todos os grupos alimentares.

A nossa sugestão é fruta ou suco natural e a crepioca — uma mistura de crepe com tapioca. Observe a receita!

Ingredientes

  • 1 Ovo Jumbo Mantiqueira;
  • 1 colher de sopa de goma de tapioca;
  • queijo parmesão (opcional) a gosto;
  • sal e temperos a gosto.

Modo de preparo

Em uma tigela, misture todos os ingredientes e acerte o sal. Coloque a mistura em uma frigideira antiaderente untada e já aquecida. Doure a crepioca dos dois lados e sirva! Você pode consumir essa delícia dessa forma ou acrescentar o recheio de sua preferência!

Lanche

O lanche entre as refeições tem a função de equilibrar a fome durante o dia. Sem ele, a possibilidade de comer além da saciedade na hora do almoço ou do jantar, por exemplo, é maior. Portanto, vale a pequena incluí-lo no cardápio vegetariano.

A dica aqui é a panquequinha de banana, uma receita muito fácil de preparar e que, além de tudo, é muito saudável. Veja!

Ingredientes

  • 2 Ovos Ômega 3 Mantiqueira;
  • 1 banana madura;
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos;
  • 1 colher de cacau em pó 100%;
  • canela a gosto (opcional).

Modo de preparo

Com ajuda de um garfo, amasse a banana e misture os demais ingredientes. Aqueça uma frigideira antiaderente untada com um pouco de manteiga e óleo de coco, junte a massa e deixe dourar dos dois lados. Sirva com um café quentinho!

Almoço ou jantar

Para o almoço ou jantar, a sugestão é a omelete de legumes de forno — uma receita prática, saudável e versátil. Você pode consumi-la com arroz, feijão e uma salada variada para ter uma refeição completa em nutrientes e sabores. Anote a receita!

Ingredientes

  • 5 Ovos Caipira Mantiqueira;
  • 1 cenoura ralada;
  •  5 tomates-cereja;
  • 1 xícara de brócolis cozido;
  •  ½ cebola picada;
  •  ½ abobrinha picada;
  • ½ lata de milho-verde;
  •   ½ alho-poró;
  •  1 colher de sopa de farinha de trigo;
  •  ½ xícara de leite de vaca ou leite vegetal;
  •  1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • queijo parmesão ralado a gosto (opcional);
  •  cheiro-verde, pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de preparo

Em uma tigela, misture os ovos sem bater, acrescente o leite, a farinha de trigo e misture até que fique homogêneo. Junte os demais ingredientes e leve para assar em forma untada e enfarinhada por 20 minutos ou até que fique dourado. Bom apetite!

Como você viu, os ovos são ótimas opções para incluir no cardápio para vegetariano, pois é nutritivo e saboroso. Agora você pode colocar em prática as nossas sugestões de preparo e ter uma alimentação mais saudável! Em nosso blog você encontra muitas outras receitas para testar e variar o cardápio!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine a newsletter e receba as nossas novidades diretamente na sua caixa de e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.