bolo de ovos

Como fazer bolo de ovos? Confira a melhor receita!

O bolo de ovos é uma daquelas receitas culinárias que nunca falham na cozinha do dia a dia. Além de ser delicioso, ele é prático e ideal para várias ocasiões, desde um café da manhã despretensioso até um encontro da tarde mais elaborado.

Apesar de simples, existem alguns cuidados que precisam ser levados em consideração na hora de sua preparação. Entre eles, a qualidade dos ingredientes e algumas técnicas para melhorar o resultado final.

Neste post, ensinamos a você o passo a passo de como fazer um bolo de ovos incrível e alguns detalhes importantes sobre o seu preparo. Além disso, sugerimos alternativas de substituições para dietas diferenciadas e três coberturas para finalizar o seu bolo. Confira!

Conheça a receita básica do bolo de ovos

Para fazer um bolo de ovos fofinho, são necessários apenas alguns ingredientes. Inclusive, é bem provável que muitos deles você até tenha em casa, pois são os básicos das preparações culinárias.

Ingredientes

  • 3 Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

Para começar, peneire o açúcar, a farinha de trigo e o fermento químico, e reserve. Essa simples técnica de peneirar os ingredientes em pó, ou em grão, traz mais leveza e maciez ao bolo, além de reter pequenas impurezas que possam estar nos alimentos.

Aproveite esse momento de mise en place — hora da separação e organização dos seus ingredientes, antes do preparo para ligar o forno. Afinal, ele precisará estar pré-aquecido para receber o bolo.

Em seguida, coloque em um liquidificador ou batedeira os ovos frescos e bata bem. Acrescente o açúcar e continue batendo, até que a mistura fique com uma coloração esbranquiçada.

O próximo passo é colocar, pouco a pouco, o leite, em fio, enquanto o processo de misturar continua. Desligue o aparelho, coloque a manteiga e volte a bater.

Por fim, acrescente a farinha, aos poucos, e a pitada de sal. Com o liquidificador ou a batedeira desligada, coloque o fermento e incorpore esse componente à mistura com a ajuda de uma colher.

Despeje a massa líquida em uma forma untada com manteiga, margarina ou óleo, e polvilhada com farinha. Depois, leve ao forno já pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 35 minutos.

O tempo para assar pode variar de acordo com a potência de cada forno. Portanto, use um palito de dentes para conferir se o bolo está assado: se a massa não grudar no palito, já está prontinho!

Descubra variações possíveis no preparo

Caso você esteja em busca de opções para dietas alimentares diferenciadas, ou mesmo para experimentar outras possibilidades, como fazer um bolo de ovo saudável, experimente usar adoçantes naturais no lugar do açúcar, como xilitol ou eritritol.

Para quem tem intolerância ao glúten, a dica é trocar a farinha de trigo por uma farinha de oleaginosas, como a de amêndoas, ou a farinha de arroz. Se escolher usar essa última opção, a quantidade necessária é de uma xícara e meia.

É importante considerar o peso do ovo para os preparos. Em nossa receita, sugerimos os Ovos Happy Eggs Mantiqueira, pois são do tipo grande ( 55 a 59 gramas). Mas você também pode usar os Ovos Orgânicos Caipira Mantiqueira ou os Ovos Caipira Mantiqueira, que têm a mesma média de peso.

Veja sugestões para servir o bolo de ovos

Seja para o café da manhã, seja para o lanche da tarde ou mesmo para um brunch em família ou entre amigos, o bolo de ovos é uma opção versátil para compor o seu cardápio. Por esse motivo, existem muitas maneiras de servi-lo em cada ocasião.

Para o desjejum, por exemplo, uma alternativa interessante é combiná-lo com alguns acompanhamentos matinais, como frutas, sucos naturais, um bom café preto ou chá de ervas ou, até mesmo, um belo ovo decorado.

No brunch, como o bolo vai fazer as vezes do café da manhã e do almoço, você pode abusar das combinações. Que tal uma fatia servida ao lado de uma bola de sorvete, com calda e castanhas trituradas?

Para a refeição da tarde, experimente contar com as coberturas para deixar o bolo de ovos ainda mais delicioso. No tópico abaixo, selecionamos algumas boas opções.

Opções de cobertura

Essa receita pode ser combinada com vários tipos de caldas e coberturas, justamente, por ser um bolo de ovos simples e ter uma base de sabores agradáveis e neutros. Portanto, deixe a criatividade aflorar na hora de escolher com que preparo vai cobrir o seu bolo. Veja algumas sugestões.

Cobertura de chocolate

  • 4 colheres de sopa de leite;
  • 1/2 xícara de chá de chocolate em pó;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1/2 xícara de chá de açúcar.

Derreta a manteiga em uma panela, em fogo baixo. Depois, acrescente o restante dos ingredientes, mexa em fogo médio até ferver e sirva quente.

Cobertura de limão

  • 1 lata de leite condensado;
  • suco de 1 e 1/2 limão;
  • raspas para decoração.

Misture o leite condensado ao suco dos limões com um garfo e cubra o bolo. Use as raspinhas por cima da cobertura, a gosto.

Glacê de clara em neve

Bata as claras até o ponto de neve — tente virar o recipiente com a mistura: se ela não cair, significa que está no ponto certo. Depois, acrescente o açúcar, com a batedeira desligada. Após cobrir o bolo, reserve na geladeira até servir. Você também pode usar frutas para decorar.

E então, gostou das opções para incrementar a sua receita de bolo de ovos? Mas, mesmo se você não for muito fã de coberturas e caldas, ainda assim, vale a pena investir nesse preparo. O bolo, por si só, já é uma delícia!

Basta encontrar a sua combinação favorita, colocar a mão na massa e garantir um momento de prazer gustativo durante o seu dia. Não se esqueça de contar com ingredientes de qualidade para os seus preparos.

Agora, que tal conferir cinco receitas maravilhosas de bolo fitness, fáceis de fazer? Confira todo o passo a passo, em nosso artigo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.