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BCAA: para que serve? Confira sua importância e onde encontrar

As funções do nosso corpo exigem uma série de nutrientes para que possam se desenvolver de forma saudável. Se você deseja saber o que é o BCAA e para que serve, é necessário entender um pouco dessas necessidades.

O BCAA é um suplemento que contém três, dos dez aminoácidos essenciais para o nosso organismo. De forma geral, os aminoácidos são responsáveis pela formação das proteínas, cujas funções são essenciais para o desenvolvimento de músculos, cabelo e unhas, afetando os hormônios e a imunidade.

Muitas pessoas optam pela suplementação para auxiliar o ganho de massa muscular, mas a substância também é encontrada em alguns alimentos, como o ovo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e para que serve a BCAA?

Embora o BCAA seja bastante popular entre os adeptos à musculação, as horas que passamos em jejum e o próprio processo de envelhecimento resultam na perda muscular. Aqueles que desejam aumentar a massa muscular ou evitar sua perda e promover o seu envelhecimento saudável devem investir nessa substância.

Mas, afinal, o que é o BCAA e para que serve? Seu uso vai muito além do desenvolvimento da massa muscular. O BCAA contribui para a construção e reconstrução dos tecidos do corpo humano, como cabelos, unhas e a própria pele. Também ajuda a controlar os níveis de glicose e fortalece a imunidade, ajudando o corpo a combater possíveis infecções.

Como age

Sua forma de ação é nada mais que uma reação química: os aminoácidos que compõem o BCAA participam da síntese da alanina e da glutamina, elementos-chave na formação do glicogênio.

O glicogênio é responsável pelas reservas de energias nas células, encontrado, principalmente, nos músculos. Quando uma pessoa faz exercícios físicos, essa energia é utilizada.

Por esse motivo, muitos atletas usam a suplementação de BCAA. Toda suplementação deve ser orientada por nutricionistas, acompanhada da ingestão de água e de uma alimentação saudável.

Isso inclui o consumo de ovos, alimento poderoso para a regeneração muscular. Além de rico em BCAA, também fornecem outras vitaminas e minerais tão importantes para o nosso organismo.

Vale alertar que, embora o BCAA possa auxiliar no envelhecimento saudável dos músculos, a suplementação não deve ser utilizada por pessoas que não estão em treinamento físico. Para esse grupo, os aminoácidos podem ser consumidos por meio da alimentação. Falaremos sobre o assunto no próximo tópico.

Como incluir a BCAA na alimentação?

A sua inclusão na alimentação pode acontecer por meio dos suplementos de BCAA, encontrados na forma líquida, em pó ou em capsulas. Quem tem o objetivo de aumentar a massa muscular, pode administrar o suplemento antes, durante e após o treino.

Porém, nada impede o uso antes de dormir, à noite e logo ao acordar, aumentando os aminoácidos essenciais no corpo. A sigla BCAA vem do inglês e significa Branched Chain Amino Acids (traduzindo, Aminoácidos de Cadeia Ramificada).

Eles são a leucina, a isoleucina e a valina, encontradas em alimentos como peixes, carnes vermelhas magras, ovos, feijão e lentilha. Ou seja, aqueles que desejam incluir o BCAA na alimentação podem investir em uma dieta rica nos alimentos descritos acima — sempre com a supervisão de um nutricionista para alcançar os melhores resultados.

Quais são os benefícios dele?

Veja, com mais detalhes, como o BCAA contribui para as pessoas adeptas a uma rotina de exercícios físicos.

Auxilia no crescimento dos músculos

Não há dúvidas de que um dos usos mais populares dos BCAA é para o ganho de massa muscular. Isso acontece porque esse aminoácido estimula o processo de formação do músculo.

Entretanto, é importante que seja administrado com outros aminoácidos essenciais, como aqueles encontrados na proteína do soro de leite ou outras fontes de proteína completa — como o ovo.

Diminui a dor muscular

Da mesma forma que o BCAA serve para auxiliar o ganho de massa muscular, ele também ajuda a reduzir a dor provocada pelos treinos. Não é incomum sentir dores por um ou dois dias após treinar os músculos, especialmente, se sua rotina de exercícios for nova.

A suplementação com BCAA, antes do exercício, pode acelerar o tempo de recuperação do músculo, diminuindo as dores.

Reduz a fadiga provocada pelo exercício físico

A frequência e intensidade dos treinamentos físicos podem provocar fadiga e exaustão. A rapidez com que o atleta se cansa depende de vários fatores, incluindo a duração dos treinos, as condições ambientais, o condicionamento físico e a alimentação.

Essas questões aliadas à reação química que ocorre entre o BCAA, o triptofano e a serotonina, podem contribuir com o desenvolvimento da fadiga durante o exercício. O uso do BCAA melhora o foco do atleta durante as atividades, contribuindo para minimizar esses efeitos.

Auxilia no processo de perda de peso

Em dietas de emagrecimento, o BCAA pode minimizar a perda de massa magra, auxilia no controle da fome e aumenta a queima de gordura durante os exercícios físicos. Entretanto, essa atuação é secundária.

Assim como para aqueles que desejam aumentar a massa muscular, é necessário aliar o BCAA a uma dieta saudável para perda de peso e a uma rotina de exercícios físicos.

Está livre de efeitos colaterais

Incorporar o BCAA na rotina não tem contra indicações, já que os aminoácidos presentes na substância não causam efeitos colaterais. Entretanto, a ingestão de BCAA como suplemento líquido, em pó ou na versão em cápsula deve ser feita de forma cuidadosa, moderada e sempre orientada por profissionais, como toda e qualquer suplementação.

Mesmo os suplementos em que a própria embalagem exponha essa informação, cada organismo é único. Portanto, cautela nunca é demais.

No geral, o BCAA é um modo seguro de complementar uma rotina saudável de alimentação e atividade física. Entretanto, aqueles que optam por suplementar o aminoácido devem seguir as orientações de um profissional e as que estão no rótulo do produto.

Aumentar a ingestão de ovos é uma maneira segura de complementar o BCAA. Agora que você já sabe o que é o BCAA e para que serve, que tal dar mais atenção a uma dieta rica nesse alimento? Há varias receitas em que o ovo é o ingrediente principal e que são uma delícia!

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