atividades com caixa de ovo

4 atividades com caixa de ovo para fazer com as crianças

Nos últimos anos, e diante do aquecimento global, diversas questões sustentáveis ganharam destaque. Uma delas é a reciclagem — técnica que permite aproveitar uma série de materiais, até então descartáveis, e com isso, evitar a produção de lixo, além de economizar bastante dinheiro. Então, o que você acha de aprender algumas atividades com caixa de ovo que podem ser levadas para o dia a dia das crianças? 

Como sabemos, são muitos os benefícios de comer ovos e, agora, você ainda pode utilizar as suas embalagens para entreter a criançada. Isso ainda será uma boa oportunidade de ensinar o conceito da reutilização aos pequenos e, inclusive, mostrar desde cedo a relevância de se pensar no meio ambiente.

O mais legal é que existem várias brincadeiras que podem ser adaptadas para quem deseja reutilizar caixa de ovo. É possível, por exemplo, transformar o item em diferentes brinquedos ou apostar em exercícios sensoriais com os bebês.

Pensando exatamente nisso, vamos compartilhar 4 dicas exclusivas para investir na ideia e levar mais diversão para o seu dia a dia. Abaixo, confira quais são as principais atividades com caixa de ovo e descubra como praticá-las em casa. Não perca!

1. Fazer bichinhos com a caixa

Vivemos na era da tecnologia. Em todos os cantos, vemos crianças brincando com os mais modernos brinquedos e equipamentos eletrônicos, que vão desde televisores até videogames, tablets ou o próprio smartphone.

Porém, em vez de deixar o seu filho ter apenas o contato com a tecnologia, o que acha de trabalhar a sua criatividade e imaginação de outras maneiras? Mesmo em uma rotina corrida, é possível reservar alguns minutos do dia para criar itens atrativos, econômicos e que possam prender a atenção da garotada.

Em relação às atividades com caixa de ovo, sugerimos começar pela produção de bichinhos divertidos. Dependendo da sua disposição e criatividade, há a possibilidade de criar uma infinidade de personagens e animais graciosos. Os que mais fazem sucesso nessa categoria são:

  • borboleta; 
  • pintinho dentro da casca do ovo;
  • jacaré;
  • tartaruga;
  • centopeia;
  • joaninha;
  • galinha;
  • aranha;
  • sapinho, e por aí em diante.

Dica extra

E vamos a uma novidade da Ovos Mantiqueira: dentro das caixas dos ovos Galinha Pintadinha, você encontrará atividades de recortar para a criançada brincar com os personagens! Depois dos bichinhos, também existem outras criações divertidas e que podem atrair crianças de diferentes idades. Para ilustrar, destacamos o carrinho de bombeiros, o vaso de flores, o navio pirata e o “óculos de espião”.

Vale destacar que a Ovos Mantiqueira doou um milhão de dúzias de ovos, com esse tipo de embalagem reutilizável, a famílias carentes em várias regiões do Brasil. O objetivo desse projeto foi desenvolver uma embalagem que não só serviria para entregar os ovos de forma segura nas casas das famílias carentes, mas que elas pudessem ser transformadas em uma casinha para as crianças brincarem e se distraírem em um momento tão delicado de pandemia.

2. Transformar a caixa de ovo em um brinquedo exclusivo

Já imaginou montar um brinquedo exclusivo com caixa de ovos? Já adiantamos que essa criação é bem simples. Para isso, basta fazer alguns furinhos na parte superior da caixa para que as crianças possam encaixar hastes flexíveis (cotonetes) e, com isso, desenvolver a sua coordenação motora.

Apesar de parecer algo bem simples, tal prática é extremamente valiosa e pode ser uma grande aliada para quem deseja entreter os filhos por um longo período. Mas é claro que não acabamos por aí. Fora essa opção, é possível reutilizar caixas de diferentes tipos de ovos e transformá-las em incríveis máscaras de coruja.

Isso mesmo! Ideal para aflorar a imaginação e a criatividade dos pequenos, esse material fica ótimo quando recortado da maneira certa. Se quiser, ainda sugerimos aplicar algumas camadas de tinta guache ou aquarela, a fim de adicionar mais cor e personalidade ao trabalho. O passo a passo para essa produção é mais simples do que você imagina.

3. Ensinar a dar laço no cadarço

Todo indivíduo, uma hora ou outra, precisa aprender como dar laços e amarrar os seus próprios sapatos. Embora pareça uma atitude simples e superficial, esse gesto é excelente para ajudar na autonomia e na liberdade da criança — além de evitar tropeções ou acidentes. 

Entretanto, para os pequenos, essa tarefa não parece tão fácil quanto para os adultos. Até alcançar essa habilidade, a criançada deve treinar bastante para desenvolver os seus movimentos e dominar por completo o método.

Uma excelente maneira de ajudar os seus filhos ao longo desse processo é reutilizar uma caixa de ovo. Assim como na dica anterior, será preciso fazer alguns furinhos na superfície do item, para então, prender o cadarço nele e ensinar a criança a fazer um laço corretamente. Neste vídeo, você consegue entender melhor o passo a passo. 

4. Propor atividades sensoriais aos bebês

Logo nos primeiros meses de vida, todo bebê precisa ser estimulado a se movimentar. Ou seja, realizar ações que já conhecemos muito bem, como agarrar, chacoalhar as mãozinhas, sentir diferentes texturas ou, simplesmente, expandir a força dos membros superiores. Agora, imagine que tudo isso pode ser feito com uma simples caixa de ovo.

Dá para acreditar? De acordo com os especialistas, pequenos a partir dos três meses já podem começar a entrar nesse universo. Nesse caso, você precisará de uma caixa de ovo devidamente higienizada.

O ideal é investir nas versões de papelão grosso, em vez das de isopor ou de plástico. Em seguida, dê o item ao bebê e, em paralelo, o incentive a mexer, abrir e fechar e explorar ao máximo o material.

Se a criança se interessar pela brincadeira, ainda existe a possibilidade de colocá-la deitadinha na cama com a caixa posicionada ao lado. Assim, você pode incentivá-la a se virar para alcançar o objeto. Com o passar do tempo, esse exercício vai colaborar significativamente para o desenvolvimento de seus movimentos, especialmente, na hora de ficar de bruços.

Então, após essa leitura, você conseguiu aprender algumas atividades com caixa de ovo para praticar com a galerinha? Esperamos que sim! Vale lembrar que a mesma responsabilidade com a reciclagem, ensinada ao público infantil, deve ser também realizada pelos adultos e empresas.

No mercado, a Ovos Mantiqueira é um dos nomes que se destacam no setor, sempre investindo em ações ecológicas e pensadas exclusivamente no bem-comum. Para saber mais sobre elas, aproveite para acessar outro artigo e entender como as nossas embalagens serão reaproveitadas para compensar o impacto ambiental.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.