Almoço de Dia das Mães: saiba como planejar esse momento especial

O almoço de Dia das Mães é um evento tradicional para comemorar a data que, em nosso país, acontece no segundo dia do mês de maio. A ocasião tem o objetivo de celebrar o carinho e o amor dessas mulheres tão incríveis.

Além de lembranças e muito chamego, é comum que os filhos preparem um cardápio caprichado para as mães. Por conta da pandemia, nem todo mundo terá a oportunidade de estar junto da matriarca nesse dia. Entretanto, se você tiver esse privilégio, sugerimos preparar um almoço especial, que tal?

Sabemos que nem sempre essa é uma missão fácil. Por esse motivo, trouxemos este post com dicas incríveis para deixar a data ainda mais especial. Continue a leitura e confira!

Por que o almoço de Dia das Mães deve ser especial?

Quando falamos em mães, nos referimos àquelas mulheres que cuidam de seus filhos, independentemente se são biológicos ou não. Elas são as pessoas com quem podemos contar em qualquer situação e que dedicam seu tempo, com muito amor, para criar os filhos.

Por essa razão, nada mais justo que ter uma data somente delas, na qual podermos exaltar a sua figura e tudo o que ela representa. Nesse dia, demonstramos o quanto somos gratos a elas e retribuímos parte desse amor. Sendo assim, quanto mais especial for a ocasião, melhor.

Como pensar no cardápio para o almoço de Dia das Mães?

O cardápio do almoço especial deve ser saboroso e prático ao mesmo tempo. Afinal de contas, é um momento para curtir a matriarca da família, não para ficar horas na cozinha. Por isso, separamos 3 receitas com ovos para o Dia das Mães fáceis e rápidas de fazer. Veja!

Entrada: ovo poché com salada crocante de cenoura

Que tal uma entradinha leve e gostosa para abrir o apetite? Essa receita rende uma porção, portanto, o ideal é multiplicá-la pela quantidade de pessoas da casa e preparar um ovo por vez.

Além disso, utilize os Ovos Jumbo Mantiqueira, pois são maiores, deixando o prato ainda mais bonito.

Ingredientes

  • 1 Ovo Jumbo Mantiqueira;
  • 1 cenoura média ralada;
  • 5 colheres de molho de tomate pronto de sua preferência;
  • 1 fatia de muçarela;
  • 1 colher de maionese N.OVO trufada;
  • 100 ml de água;
  • sal, pimenta-do-reino e cheiro verde a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela, esquente o molho de tomate com água. Em seguida, quebre o ovo e coloque-o com cuidado na água. Tampe e deixe por 5 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, cubra o ovo com a muçarela e reserve.

Misture a cenoura ralada com a maionese trufada e coloque em um prato. Por cima, acrescente o ovo e tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro verde.

Prato principal: macarrão carbonara

O macarrão carbonara é uma das clássicas receitas para o Dia das Mães. Embora seja delicioso e muito requintado, o seu preparo é bem simples. Aqui, escolhemos os Ovos Gourmet Mantiqueira, já que apresentam uma coloração mais intensa, deixando o prato muito convidativo.

Ingredientes

  • 3 Ovos Gourmet Mantiqueira;
  • 1/2 xícara de bacon picado;
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado;
  • 200 gramas de macarrão espaguete;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Enquanto o macarrão cozinha, frite o bacon até que fique crocante e reserve. Em uma tigela, quebre os ovos e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta e, então, junte o queijo ralado. Nesse tempo, o macarrão já deve estar cozido al dente.

Então, adicione a massa à mistura mexendo bem para que o calor do macarrão cozinhe os ovos, formando um molho cremoso. Acrescente o bacon e já pode servir!

Sobremesa: ovos nevados

Essa é uma sobremesa em que o suspiro é cozido em uma mistura de leite com açúcar, que depois é transformada em um creme inglês. Nessa versão, o leite condensado é utilizado para dar ainda mais sabor, e os escolhidos dessa vez são os Ovos Happy Eggs Mantiqueira.

Ingredientes

  • 4 Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 mesma medida de água;
  • 1 mesma medida de leite;
  • 4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
  • raspas de limão e essência de baunilha a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela, acrescente o leite condensado, o leite e a água. Misture bem e leve ao fogo para ferver lentamente. Enquanto isso, bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos até formar um suspiro firme.

Coloque o suspiro às colheradas no leite quente e deixe cozinhar por 2 minutos de cada lado. Retire as claras com a escumadeira e repita o processo até acabar o merengue. Peneire as gemas e junte a um pouco do leite quente, mexendo bem para não formar grumos.

Coloque a baunilha e junte ao leite que sobrou. Leve ao fogo baixo mexendo sempre para evitar que talhe até que fique um creme aveludado. Junte as raspas de limão e derrame o creme sobre as claras já no recipiente em que a sobremesa será servida. Leve à geladeira para servir bem gelado.

Como decorar a mesa para o almoço?

Para que o almoço de Dia das Mães seja ainda mais especial, é importante ter um cuidado especial ao decorar a mesa. Não sabe como fazer isso? Veja algumas dicas:

  • use um louça especial para servir;
  • coloque alguns vasos de flores rústicos feitos com garrafas de vidro vazias e decorados com juta;
  • aposte em um belo arranjo de flores, que pode ser entregue à sua mãe como presente;
  • combine uma toalha bonita, que pode ter um estilo mais rústico ou clássico;
  • para deixar o clima mais acolhedor, espalhe porta-retratos com as fotos de momentos da família;
  • coloque um bilhete ou um cartão com uma mensagem bonita perto do lugar em que sua mãe se sentará;
  • se quiser fazer um almoço temático, utilize figuras como corações em louças, guardanapos, toalhas, porta-guardanapos, quadros etc.

O almoço de Dia das Mães é um momento para comemorar a vida e retribuir todo o amor dedicado por essa mulher tão especial em nossas vidas. Por esse motivo, é importante caprichar na refeição e tornar a ocasião ainda mais marcante.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas possam conferir as nossas dicas e preparar um momento especial com suas mães!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.