alimentos ricos em proteína

Quais são os principais alimentos ricos em proteína? Entenda aqui

Para manter uma alimentação saudável e balanceada, é importante entender quais são os alimentos ricos em proteínas. Isso porque o nutriente é essencial para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, as proteínas exercem inúmeras funções no corpo. Por isso, elas são indispensáveis no cardápio. Podemos encontrá-las em fontes de origem animal e vegetal, o que possibilita uma incrível diversidade de sabores.

Quer ficar por dentro de quais são as principais fontes proteicas? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos sobre algumas delas. Vamos lá?

O que são proteínas? Por que elas são indispensáveis?

As proteínas são substâncias presentes em muitos seres vivos. Elas são compostas de uma ou mais cadeias de aminoácidos e desempenham funções importantíssimas no organismo, como:

  • construção e regeneração muscular;
  • síntese de hormônios;
  • transporte de oxigênio (hemoglobina);
  • defesa (anticorpos);
  • catalisação de reações químicas (enzimas).

Elas participam de, praticamente, todos os processos que envolvem células. A carência desse nutriente acarreta perda de massa muscular, queda de cabelo, unhas fracas, baixa imunidade, fraqueza, esgotamento físico e mental, além de doenças mais graves.

Por essa razão, é fundamental manter o consumo de proteínas dentro do adequado. Mas como saber o quanto de proteínas devemos consumir diariamente? As quantidades podem variar muito de acordo com cada indivíduo, e somente o nutricionista é quem pode avaliar e indicar as porções adequadas de proteínas para cada organismo.

Quais são os principais alimentos ricos em proteínas?

Como dissemos, podemos encontrar alimentos ricos em proteínas de origem animal e vegetal. A seguir, confira uma lista com alguns dos principais.

Ovo

Você sabia que o ovo é o segundo melhor alimento do mundo? Sim! Isso porque contém proteínas de alto valor biológico, que é quando o nosso organismo tem um maior aproveitamento desse nutriente. Além disso, ele tem colina, uma das vitaminas do complexo B, importante para as funções cognitivas, como memória e aprendizado.

No ovo, também é possível encontrar ômega-3 — gordura do bem e fundamental para a boa saúde —, vitaminas e minerais. E o mais interessante é que essa fonte de proteína e nutrientes é muito acessível, apresentando um ótimo custo-benefício!

Frango

O frango é um alimento rico em proteínas e muito saboroso. Para quem deseja reduzir o número de calorias da alimentação, pode apostar no peito de frango (sem pele) como uma fonte proteica de baixo valor calórico e com pouca gordura. Além do mais, é muito versátil, podendo ser consumido cozido, frito ou assado, em tiras, em pedaços ou desfiado, e em diversas receitas deliciosas.

Carne vermelha

As carnes vermelhas, como bovina e suína, são ricas em proteínas e ferro. Entretanto, dependendo do corte, elas apresentam maior quantidade de gordura saturada, que é constantemente associada ao aumento do colesterol sanguíneo.

Isso não quer dizer que você não pode consumi-las, mas sim que, no dia a dia, é interessante preferir os cortes mais magros e as preparações com menor teor de gordura, como cozida ou assada.

Peixe

Os peixes se destacam pelos seus sabores suaves, sendo ótimas opções para variar o cardápio saudável. Além disso, eles apresentam nutrientes importantes para a saúde. Podemos evidenciar:

  • vitamina D: nutriente fundamental para imunidade e fixação de cálcio nos ossos;
  • ômega-3: um tipo de gordura boa, com efeito anti-inflamatório natural e que traz inúmeros benefícios ao organismo.

Leite, queijo e iogurte

Os leites de origem animal e seus derivados, como queijo e iogurte, fornecem muitos nutrientes, dentre os quais as proteínas, claro. Eles são as principais fontes de cálcio, mineral que é fundamental para manter ossos e dentes fortes e saudáveis.

Amêndoas

As amêndoas fazem parte do grupo de oleaginosas. Esses alimentos são ricos em ômega-3, fibras e proteínas. Por isso, são ótimos para dar saciedade. Ou seja, fazem com que você não sinta fome por mais tempo após fazer uma refeição.

Outra vantagem é que as amêndoas podem ser usadas em pratos doces e salgados. Além disso, são de fácil transporte, o que é ótimo para aquele lanchinho fora de casa.

Amendoim

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o amendoim é uma leguminosa e não uma oleaginosa. Apesar disso, ele é rico em gordura boa, proteínas e fibras, o que faz ele pertencer ao grupo das castanhas, nozes e amêndoas na hora de montar um cardápio. A pasta de amendoim é uma ótima opção para consumir esse alimento.

Soja

Quando se pensa em proteína vegetal, logo nos vem à mente a soja, não é verdade? Talvez porque os seus derivados ficaram muito populares como substituição de alimentos animais. Leite de soja, proteína texturizada de soja e tofu são alguns deles. Outra boa opção de consumo de soja é o edamame, que é a versão verde da leguminosa, ainda com a vagem.

Arroz e feijão

Arroz e feijão formam uma dupla incrível em proteínas, pois os aminoácidos que faltam em um estão presentes no outro. Ou seja, eles se complementam. Além disso, são super nutritivos ao fornecer vitaminas, minerais e fibras para o organismo.

Como aumentar a ingestão de proteínas?

As proteínas devem fazer parte das principais refeições. Geralmente, consumimos mais esse nutriente no almoço e no jantar e, muitas vezes, nos esquecemos de acrescentá-lo no café da manhã. Dessa maneira, pode ser que faltem proteínas na alimentação.

Uma maneira de aumentar as proteínas na primeira refeição do dia é acrescentar os ovos, que ajudam a dar mais saciedade. Assim, você sente menos fome no restante do dia. Também é interessante utilizar esse alimento nas outras refeições. Afinal, é proteico, gostoso, saudável e versátil.

A seguir, confira algumas dicas de como consumir os ovos no dia a dia:

Os alimentos ricos em proteínas devem fazer parte de uma alimentação saudável. O nutriente é fundamental para ter boa saúde e nutrição, sendo indispensável no cardápio diário. Por fim, como você pode ver, acrescentar ovos nas refeições é uma forma deliciosa, saudável e acessível de aumentar a ingestão de proteínas.

Gostou das dicas e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Então, siga a Ovos Mantiqueira no Instagram e no Facebook. Temos a mais completa linha de ovos e, com certeza, nossos conteúdos podem contribuir para que cuide melhor da sua alimentação!

https://rockinteractive.postclickmarketing.com/quiz/cafe-da-manhaPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.