alimentos que dão energia

Alimentos que dão energia: veja quais são e por que o ovo é uma ótima fonte de energia!

Para encararmos todas as tarefas do dia a dia com bastante disposição, contar com uma reserva de energia em nosso corpo é fundamental. Ela é obtida, sobretudo, por meio da nossa alimentação, já que é gerada por meio das reações entre os nutrientes que ingerimos e nosso próprio metabolismo.

Isso faz com que os alimentos que dão energia estejam sempre entre os mais procurados pelas pessoas, desde atletas até aquelas que querem evitar a sensação de cansaço ao longo do dia. Mas você sabe dizer quais alimentos são as melhores fontes de energia? Neste post, vamos responder a essa pergunta e mostrar por que os ovos se destacam nessa relação. Confira!

Quais características tornam alimentos mais energéticos que outros?

Todos os benefícios que os alimentos nos fornecem estão diretamente relacionados aos nutrientes que eles contêm. Quando falamos na capacidade de gerar energia para o corpo, os principais são as proteínas, os carboidratos e a glicose.

Consumir de forma rotineira os alimentos em que eles estão presentes é a melhor forma de ter sempre um bom nível de energia para as atividades. Alguns deles também são boas opções para garantir uma carga maior de energia de forma rápida, por isso são muito consumidos após treinos em academias.

Vale dar destaque para a glicose, que é a substância da qual o corpo humano mais extrai energia. Além de ser transformada em trabalho, ainda atua na manutenção das atividades vitais do organismo, como batimentos cardíacos e sinapses cerebrais.

Por isso, se o objetivo é obter uma boa dose de energia em nossas refeições, é importante optar por fontes ricas desses nutrientes. É claro que não é bom exagerar em alguns alimentos, ficando sempre de olho na indicação de ingestão diária de calorias, especialmente aqueles que seguem uma dieta hipocalórica.

Como o alimento se transforma em energia no nosso corpo?

Já sabemos quais são os nutrientes que mais fornecem energia para o nosso corpo, e esse é um processo que começa assim que os ingerimos e nosso metabolismo entra em ação.

Na primeira etapa, as substâncias são quebradas em moléculas menores para que sejam absorvidas pelas células. No caso das proteínas e dos carboidratos, o objetivo é que eles se tornem glicose, que é absorvida pelo sistema venoso.

Assim, ela segue para o fígado e depois para as células. Lá, ocorre uma série de reações orgânicas em conjunto com substâncias obtidas por meio da respiração que geram a energia de que precisamos para nossas atividades.

Cerca de 27% da energia que produzimos fica armazenada no baço e no fígado, que atuam como nossa reserva energética. Já o cérebro demanda, em média, 19% desse total para seu bom funcionamento. Os músculos, por sua vez, ficam com 18% da energia produzida para garantir os movimentos do corpo.

Para bombear o sangue de forma ininterrupta, o coração recebe 7% da energia. Os rins, que produzem a urina e hormônios, precisam de 10% dessa reserva. O restante se divide entre as demais partes do corpo, garantindo que tudo funcione da forma ideal.

Quais alimentos se destacam no fornecimento de energia?

Agora que já sabemos a importância da energia para o nosso corpo, falta descobrir quais alimentos são boas fontes dos nutrientes capazes de fornecê-la.

Ovo

Como você já deve saber, o ovo é rico em proteínas, sendo capaz de nos fornecer cerca de 12,5% da nossa necessidade diária — ou até mais, como no caso do Ovo Jumbo Mantiqueira. Além disso, eles contêm ferro, colina, ômega 3 e vitaminas do complexo B, outras substâncias que ajudam no fornecimento e na produção de energia para o corpo.

Mais uma função importante dos ovos é ajudar na recuperação dos músculos após exercícios físicos. Eles aumentam a disposição no dia seguinte para que o corpo esteja preparado para qualquer atividade.

Os benefícios do ovo à saúde, no entanto, não param por aí: seus demais nutrientes ajudam no fortalecimento dos ossos e dos dentes, melhoram a qualidade da pele e até reduzem os riscos de câncer.

E tudo isso fica ainda melhor quando a opção é pelos Ovos Mantiqueira. Sua qualidade superior garante sabor e textura incríveis, além de uma alta quantidade de nutrientes para fornecer a energia que você precisa no seu dia.

Açaí

Um dos alimentos mais consumidos antes de atividades físicas, o açaí faz bastante sucesso entre muitas pessoas. Ele conta com diversas vitaminas, minerais e gorduras boas que estimulam o metabolismo.

Outra característica importante é que apresenta baixo índice glicêmico, impedindo que toda a energia produzida se torne gordura corporal. É preciso, contudo, ter atenção às calorias desse alimento, principalmente se consumido com complementos.

Batata-doce

A batata-doce apresenta diversos nutrientes que ajudam a aumentar os níveis de energia do corpo. A presença de ferro, potássio, magnésio e vitaminas C e D faz dela um dos alimentos recomendados nesta lista.

Também está entre os preferidos de quem busca acumular uma grande quantidade de energia para atividades físicas por ajudar a combater câimbras e equilibrar a circulação de fluidos pelo corpo. Ela ainda aumenta a sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite.

Salmão

A carne do salmão é rica em proteínas, vitamina B6, niacina e riboflavina, substâncias que atuam na transformação de energia corporal. Assim como muitos peixes e frutos do mar, o salmão é rico em ômega 3. Ele atua na redução do colesterol e dos riscos de doenças cardíacas, fazendo dele um ótimo alimento para a saúde do coração.

Alimentos integrais

Os alimentos integrais estão em alta entre os que seguem hábitos saudáveis de alimentação. Atualmente, é fácil encontrar opções de pães, massas, cereais e farinhas integrais que são deliciosos e muito nutritivos.

Eles também fornecem bastante energia, pois são fonte de carboidratos, vitaminas e minerais. Outro benefício é que previnem aumento na glicose sanguínea após a refeição, representando menos quedas de energia do que quando ingerimos outros carboidratos.

Além desses que vimos, existem vários outros alimentos que dão energia para termos mais disposição e reduzir o cansaço. Mas, para isso, o melhor a fazer é contar com o auxílio de um profissional de nutrição, a fim de ter a certeza de que a alimentação será sempre equilibrada e eficiente para as necessidades de cada pessoa.

Se este conteúdo foi útil para você, não perca nosso blog de vista. Assine nossa newsletter e receba os próximos conteúdos em sua caixa de e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.