alimentos orgânicos - mãos seguram bandeja com salada

Entenda como incluir ovos e outros alimentos orgânicos na sua alimentação

Hoje em dia, muito se fala em incluir alimentos orgânicos no cardápio. No entanto, nem todo mundo sabe o que significam e por que são tão importantes para uma alimentação saudável. Você também tem essas dúvidas?

Pensando nisso, resolvemos trazer este post. Aqui, explicamos o que é, quais são os benefícios e como você pode incluir ovos e outros ingredientes orgânicos em sua rotina alimentar. Continue a leitura e melhore sua relação com os alimentos.

O que é um alimento orgânico?

O alimento orgânico não é bem um tipo ou uma espécie diferente do convencional. Na verdade, o que muda é a maneira como ele é cultivado. No caso dos vegetais, não são utilizados agrotóxicos, adubos químicos, transgênicos ou qualquer outro recurso que possa mudar a sua composição.

Já nos produtos de origem animal, os animais são criados soltos e com acesso livre ao pasto, não consomem nenhum tipo de antibiótico e mantêm uma alimentação também orgânica.

Isso significa que a sustentabilidade também é o foco. Dessa maneira, o alimento orgânico é produzido a partir de técnicas que respeitam o meio ambiente e promovem a qualidade do produto final. A metodologia de produção deve contemplar todas as etapas, até a distribuição e comercialização.

O que define se um alimento é orgânico ou não?

Como dissemos, o que define se um alimento é orgânico ou não é a maneira de produzi-lo. Para isso, existem normas definidas pela legislação brasileira que estabelecem os requisitos específicos para um alimento ser considerado orgânico ou não.

O regulamento reconhece como orgânicos apenas os alimentos que passam por processos detalhados de produção. Vegetais, legumes, hortaliças, ovos, carnes, frutas, feijões e cerais são alguns exemplos que podem ser produzidos de tal modo.

O alimento orgânico é indicado para quem?

O alimento orgânico é indicado para todas as pessoas que desejam seguir uma alimentação saudável, preservar sua saúde e que se preocupam com a origem de produção do que come. Se você quer melhorar o seu cardápio, incluindo alimentos naturais, além de ter uma vida mais sustentável, essa é uma alternativa a se pensar.

Quais são as vantagens desse tipo de alimento?

Os principais benefícios dos alimentos orgânicos são relacionados à ausência de agrotóxicos. Afinal, embora sejam liberados para o uso na agricultura, os pesticidas, adubos e outros produtos químicos podem ser prejudiciais à saúde do consumidor e de quem cultiva.

Além disso, o cultivo orgânico ajuda na preservação do meio ambiente, pois se preocupa com o solo, a água e vida silvestre, preservando ao máximo os recursos naturais.

Em relação aos benefícios ao nosso corpo, os alimentos orgânicos apresentam maior concentração de nutrientes, vitaminas e antioxidantes. Isso porque o solo é enriquecido com matéria orgânica.

Onde encontrar alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos estão cada vez mais comuns e acessíveis. Se antes eram encontrados em feiras específicas, hoje é possível comprá-los em mercados ou produtores locais. A dica é procurar por selos de procedência nos rótulos das embalagens, como o Orgânico Brasil, do SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica).

Como incluir ovos e outros alimentos orgânicos na alimentação?

Uma alimentação saudável e variada é importante para ter saúde e bem-estar, portanto, os alimentos orgânicos podem ajudar nessa missão. Por serem mais nutritivos e saborosos, eles trazem prazer à mesa. Se você ainda não sabe como incluí-los no seu cardápio, veja as dicas.

Consuma frutas, verduras e legumes orgânicos

Frutas, verduras e legumes são a base de um cardápio equilibrado. Por essa razão, é bom consumir esses vegetais orgânicos de modo regular. Segundo a pirâmide alimentar brasileira, devemos consumir 3 porções de verduras e legumes e 3 porções de frutas todos os dias.

Sendo assim, você pode adicionar esses alimentos orgânicos em todas as refeições para conseguir ingerir as quantidades adequadas. É importante incluir saladas, sucos, sopas e lanches de frutas em seu cardápio diário.

Inclua Ovos Orgânicos Mantiqueira no cardápio

Os Ovos Orgânicos Mantiqueira são produzidos por galinhas criadas livres de gaiolas e que se alimentam de grãos orgânicos. Dessa forma, a sua origem vem de um adicional ao bem-estar animal. Não é à toa que o Grupo Mantiqueira recebeu o selo de certificação de produto orgânico do IBD e o de Bem-Estar Animal da Certified Humane Brasil.

A linha de Ovos Orgânicos Mantiqueira é apresentada com embalagens de 6 e 10 unidades. Há também a opção dos kits orgânicos contendo 30 ovos no Clube Mantiqueira.

Vale lembrar que os ovos contêm proteínas de alto valor biológico, importantes para o desenvolvimento de massa muscular, tecidos, produção de hormônios, enzimas e células de defesa. Na gema, há quantidades de colina, uma vitamina fundamental para o bom funcionamento do cérebro das crianças.

Além disso, os ovos são ricos em vitaminas A, D, E e do complexo B, além de minerais, como cálcio, fósforo, selênio e zinco. Indo além, o alimento gera saciedade, fazendo com que você não coma fora de hora.

Os ovos fazem muito bem para a saúde e podem ser ingeridos diariamente, pois são alimentos naturais, nutritivos, versáteis e de baixa caloria. Sendo assim, comer ovos todos os dias é saudável. A seguir, veja algumas sugestões de como incluí-los no cardápio:

  • ovos no café da manhã: cozido, mexido, pochê ou omelete servidos com pão, torradas, cuscuz e tapioca;
  • ovos no almoço: ingrediente principal de receitas, como ovos no purgatório, bolovo, torta de ovos, salada de ovos com batata e ovos em conserva;
  • ovos em sobremesas: pudins, ovos nevados e suspiros;
  • ovos no jantar: em lanches, sopas e outros preparos.

Como você pôde conferir, os alimentos orgânicos são aqueles produzidos de modo mais natural e conforme as exigências da legislação. Eles são beneficiais à saúde e podem ser consumidos por todos. Para incluí-los na sua alimentação, siga as nossas dicas e consuma ovos orgânicos Mantiqueira.

Quer saber qual é o tipo de ovo ideal para você? Aproveite que está por aqui, responda o nosso quiz e descubra!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.