a galinha precisa do galo para botar ovo

A galinha precisa do galo para botar ovo? Descubra aqui!

Imagine que você está em um game e chegou à pergunta que vale um milhão de reais: ‘A galinha precisa do galo para botar ovo?’. O que você responderia?

A) Sim, com certeza precisa.

B) Não, o ovo é a ovulação da galinha, portanto, resultado de um processo fisiológico.

C) Não, é possível fazer fertilização in vitro.

Se você respondeu a letra B, acertou! Entende tudo de galinha e agora é um milho-nário!

Brincadeiras — e trocadilhos — à parte, essa é uma dúvida bastante comum, que desperta a atenção e curiosidade de muita gente, afinal, o processo de postura e reprodução das aves é bastante diferente dos seres humanos e de outros animais domésticos.

Se você quer saber como as galinhas são capazes de produzir muitos ovos por ano sem precisarem ser acompanhadas de um galo e entender como esse processo funciona, continue a leitura!

Como a galinha coloca ovos?

Não, a galinha não precisa do galo para botar ovos! Para as aves dessa espécie, botar ovos é uma atividade fisiológica. Isso significa que é uma condição natural do organismo desses animais.

Vamos explicar o processo para que você entenda direitinho. Funciona assim: a gema é a primeira parte formada, ela é equivalente ao óvulo do animal. A gema é solta do ovário, passa por toda a estrutura do oviduto até chegar ao útero. Durante esse percurso, ocorre toda a deposição de clara e então a formação da casca, que leva, em media, um dia. Depois de a galinha poedeira botar o ovo, seu organismo recomeça o processo novamente após 30 minutos.

Qual é a participação do galo na reprodução das galinhas?

Apesar de o galo não ser necessário para a produção dos ovos, isso não significa que ele não seja útil para a reprodução da espécie. Assim como funciona em quase todas as procriações animais, a sua função é fecundar o ovo para que ele tenha o potencial de gerar um pintinho.

É importante dizer que o galo não tem órgão copulador, ele solta pela cloaca, por meio de uma estrutura denominada falos os espermatozoides e fecunda o ovo da galinha. Ah, e saiba que esses são ovos que não são consumidos!

Quando a galinha coloca ovos?

É preciso diferenciar as linhagens de galinhas, pois as criadas na natureza, como as selvagens, tendem a botar poucos ovos por ano, cerca de 10 a 15. Já as outras costumam ter uma capacidade de produção muito maior em seu ciclo de vida: em média, de 200 a 400 ovos por ano.

Quais são os fatores que interferem na qualidade dos ovos?

O aspecto dos ovos, assim como a qualidade da gema, estão ligados com a forma como a galinha é criada e com o manejo. Animais que são expostos a ambientes com pouca iluminação tem grandes chances de ter a sua integridade e suas funções fisiológicas prejudicadas.

Especialmente, no caso da galinha, existem alguns fatores que interferem diretamente nos seus ovos. A seguir, vamos conhecer quais são.

Idade da ave

O envelhecimento da galinha afeta duas coisas: primeiro, a capacidade de botar ovos, já que a medida que envelhecem, tendem a produzir menos. Segundo, a qualidade da casca, que é reduzida, tornando-a mais frágil para proteger a gema.

Alimentação

Esse é um aspecto muito importante e que se reflete totalmente na qualidade dos ovos. A alimentação desses animais não pode ser apenas de milho e pasto. Apesar de ser uma combinação que garante aumento de peso, ela dificulta o funcionamento dos órgãos reprodutores.

Por isso, é importante que a alimentação seja balanceada com:

  • minerais: a galinha deve ser nutrida por alimentos ricos em cálcio, já que esse mineral tem influência direta na produção da casca, ajudando a fortalecê-la. Além disso, zinco e manganês são outros componentes importantes para assegurar o aspecto e o endurecimento de qualidade;
  • vitaminas: esses são compostos que devem ser administrados adequadamente para manter o animal saudável. Vitaminas C e E são importantes para evitar o estresse da galinha, enquanto a vitamina A é essencial para impedir que manchas de sangue apareçam no ovo. Já a vitamina D trabalha em conjunto com os minerais, como cálcio, e são muito importantes para equilibrar o metabolismo;
  • aditivos: por fim, a alimentação com aditivos ajuda o animal a melhorar sua capacidade de absorção dos nutrientes.

Luz

Essa é uma característica fundamental para a saúde desses animais. As galinhas têm necessidade de serem expostas à luminosidade por 14 a 16 horas por dia, pois isso é um fator que as estimula a botar ovos.

O ideal é que elas sejam criadas em locais que proporcionam luz natural, já que a artificial não causa o mesmo impacto, visto que existem vários tipos de lâmpadas e cada uma tem uma intensidade de iluminação. Muitas vezes, não é sentida pela galinha, afetando a capacidade de produção desses animais.

Como avaliar a qualidade do ovo?

Além das condições da criação da galinha, um fator importante para quem consome ovos é avaliar a qualidade de sua compra. Existem alguns critérios para ter a certeza de que o produto é de qualidade. Entre os principais, são os aspectos visuais que podem ser percebidos na casca do ovo.

A sua aparência é um fator bastante forte e deve ser fundamental para escolher ou não o produto. Ela não pode apresentar defeitos, como trincos ou ondulações. A casca deve ter uma aparência homogenia.

Agora, você já sabe a resposta quando perguntarem se a galinha precisa do galo para botar ovo. Apesar de ambos serem fundamentais para a reprodução da espécie, a fêmea não necessita do macho, se o objetivo for só a produção dos ovos. Ela consegue botá-los durante seu ciclo de vida e periodicamente. Por isso, é comum que criadouros sejam compostos, em boa parte, por galinhas. 

Este texto foi útil para você? Quer continuar entendendo como a criação faz toda a diferença para qualidade dos ovos? Então, acesse agora o nosso texto sobre galinhas livres de gaiolas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.