Conheça as 5 liberdades do bem-estar animal

Conheça as 5 liberdades do bem-estar animal

Nos últimos anos, as práticas que garantem o bem-estar animal vêm ganhando relevância, impulsionadas por uma geração de consumidores cada vez mais conscientes de seu papel na preservação de recursos naturais e na proteção animal.

A Ovos Mantiqueira reconhece a importância deste tema e, por isso, firmou um compromisso de garantir o bem-estar das galinhas poedeiras em todo o ciclo produtivo em nossas granjas. Para isso, implementamos processos e ações que levam em conta as 5 liberdades do bem-estar animal.

Descubra, a seguir, mais sobre este conceito e conheça o compromisso e as iniciativas da Ovos Mantiqueira relacionados a este tema. Continue a leitura para saber mais!

Afinal, o que é bem-estar animal?

O conceito de bem-estar animal surgiu em 1965, no comitê Brambell, quando um grupo de especialistas escolhidos pelo Ministério da Agricultura da Inglaterra tiveram a missão de analisar as condições dos animais nos centros de criação intensiva do país. Com os resultados, foi definido que o bem-estar animal abrangeria não só o aspecto físico desses seres, como também o mental e comportamental.

Essa definição passa pelo entendimento que de, assim como os seres humanos, os animais sentem dores e emoções. Nesse sentido, mais do que garantir que eles tenham acesso à nutrição e água, é preciso se certificar de que estejam confortáveis, seguros, livres de doenças.

Como o conceito se relaciona com a produção alimentícia?

Para as empresas que de alguma forma se beneficiam da comercialização de produtos de origem animal, entender o conceito de bem-estar animal e garantir que ele faça parte das diretrizes organizacionais é mandatório. O principal motivo, é claro, é a exigência dos consumidores, cada vez mais exigentes em relação às boas práticas de sustentabilidade.

Mas não é só isso. Estudos comprovam que estabelecer processo e rotinas considerando as 5 liberdades do bem-estar animal contribui para o alcance de melhores índices zootécnicos, melhorando, como consequência, a qualidade dos produtos ofertados ao mercado.

A seguir, você vai entender um pouco mais sobre o conceito de bem-estar animal e o posicionamento da Ovos Mantiqueira em relação ao tema.

Quais são as 5 liberdades do bem-estar animal?

As cinco liberdades têm como foco analisar as situações sobre o ponto de vista dos seres vivos, sendo assim, os critérios são determinados baseados em três princípios: 

  1. os animais são capazes de sentir, portanto, sofrer;
  2. eles têm funções biológicas específicas, logo, apresentam necessidades fisiológicas básicas que devem ser atendidas;
  3. por fim, contam com o direito de expressar seus comportamentos naturais. 

A partir desses três critérios, foram estabelecidas as 5 liberdades:

  1. liberdade de fome e de sede: os animais devem ter acesso à água fresca e alimentação adequada;
  2. liberdade de desconforto: as condições de permanência desses seres precisam ser de acordo com as suas necessidades e confortáveis para as suas características;
  3. liberdade da dor, ferimentos e doenças: eles têm o direito à saúde de qualidade e à devida ajuda veterinária para a prevenção de doenças, dor e machucados;
  4. liberdade de expressar o comportamento natural: é necessário oferecer condições para que os animais expressem o seu comportamento natural, com espaços adequados e na companhia de membros da mesma espécie; 
  5. liberdade do medo e da angústia: por fim, eles devem ser tratados de maneira a evitar que sofram emocionalmente e psicologicamente.

Qual é o posicionamento da Ovos Mantiqueira?

A Ovos Mantiqueira mantém um posicionamento bastante criterioso quando se trata do cuidado com os animais. Acreditamos no bem-estar deles e nos índices zootécnicos de que: aves com qualidade de vida e com respeito ao seu comportamento trazem mais impactos positivos. Por isso, aplicamos os 5 princípios da liberdade em nosso dia a dia. Confira como a seguir!

Livre de desconforto

Proporcionamos temperatura, ventilação e umidade adequadas para os nossos animais, com monitoramento diário, garantindo mais conforto para as galinhas. Além disso, temos um programa de iluminação que se adapta às necessidades de cada ave, independentemente da idade, e dispomos de geradores capazes de manter essas condições em caso de falta de energia. 

Livre de dor, doença e injúria

Para nós, é muito importante que nossas aves estejam 100% saudáveis. Isso não só inclui o aspecto físico, como também o emocional. Por isso, nossos colaboradores recebem treinamentos específicos para identificar a necessidade de tratamento veterinário. 

Livre de medo e de estresse

Os nossos colaboradores são treinados para proporcionar manejo adequado e livre de estresse para as nossas meninas — como carinhosamente chamamos nossas galinhas. Além disso, monitoramos constantemente a relação entre as aves e os funcionários com um controle rigoroso de ambiência.

Livre de fome e sede

A Ovos Mantiqueira fornece alimentação equilibrada, com rações balanceadas que garantem a quantidade de nutrientes necessários para a vida saudável das aves. Além disso, disponibilizamos acesso a diversos bebedouros instalados em nossos galpões.

Expansão da criação de galinhas livres de gaiola

Nos últimos anos, temos trabalhado para proporcionar ainda mais bem-estar para as nossas aves. Em 2020, assumimos o compromisso que não mais construir novas instalações no modelo tradicional de produção de ovos, focando nossos investimentos em granjas para galinhas livres de gaiola.

Por isso, estamos investindo em sistemas de criação Cage Free, que as galinhas ficam soltas em grandes galpões com disponibilidade de ninhos e poleiros, e na produção de ovos caipiras e orgânicos, sistema em que as aves têm acesso à área externa.

Selo Certified Humane Brasil

É preciso investir para garantir o cumprimento de todos os princípios e as liberdades de bem-estar animal nas unidades da Ovos Mantiqueira. Por isso, a empresa tem a Certificação de Bem-Estar Animal pela certificadora Human Farm Animal Care (HFAC).

Para continuar com esse selo, as granjas passam por auditorias e visitas anuais para renovação da certificação. Nesses encontros, os fiscais avaliam todos os detalhes, por exemplo:

  • espaço disponível para cada galinha;
  • tamanho do poleiro;
  • medida da calha;
  • quantidade de bebedouros.

O processo dura cerca de uma semana e é bastante detalhado e exigente. E não é só isso: a cada três meses a Ovos Mantiqueira realiza uma prestação de contas à HFAC, garantido que as galinhas contem com as melhores condições para o bem-estar animal.

Focar no melhor para as aves é uma das principais metas da Ovos Mantiqueira. Por isso, baseamos a criação delas nas 5 liberdades do bem-estar animal — de forma a garantir que tenham uma vida de qualidade e que suas necessidades comportamentais, emocionais e também físicas sejam atendidas. Dessa maneira, asseguramos que os nossos produtos tenham melhor qualidade. 

Gostou de saber sobre as 5 liberdades do bem-estar animal? Então, confira mais sobre galinhas livres de gaiolas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.